>Aprender sem pressa


A frase, de Alexander Pope, já tem mais de três séculos, mas continua atual. Ainda mais frente à saturação de informação do nosso tempo. “Algumas pessoas nunca aprendem nada porque entendem tudo rápido demais”.

Faça o teste, Coloque numa rede social uma manchete ou duas frases iniciais em caixa alta dizendo, por exemplo: “Olha, vou dizer uma coisa pra vocês, não dá pra crer que essa pessoa tenha feito isso!...” Anexe também uma foto muito fofa de um gato ou um cachorro.

Qual a chance de que haja diversos comentários condenando este quem quer-que-seja como um cruel insensível com os animais, que merece ser agredido, apedrejado, esfolado ou algo pior?

Mais abaixo da primeira frase, construa mais um parágrafo, descrevendo como você ficou impressionado com uma pessoa que realizou o salvamento daquele bichano, arriscando a própria vida. Você nem conseguiu acreditar que alguém teria este desprendimento e tal...

Eu sei, todos sabemos, acontece todos os dias. Lemos manchetes, uma linha, uma frase... e julgamos já saber tudo sobre tudo e todos.

Mais calma. Se entendemos tudo depressa demais, é certo que não vamos aprender nada. Calma, ponderação, aprofundamento, conhecimento, não fazem mal. Ao contrario, geram e promovem o bem.
Imagine se Deus fosse rápido no gatilho com as imperfeições humanas. Não sobrava um pra postar a história. Mas Ele é a paciência, compreensão e amor na enésima potência. Abraça nossa vida, sem pressa, com cuidado, para nos fazer aprender o mais importante, pela fé.

Para podermos também nós exercitar este amor e cuidado para com o nosso semelhante.

Sem pressa. Com vontade de aprender.

P. Lucas André
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida

Inveja e justiça