Tranquilidade para o início de mais um semestre

Fonte: ACS Ulbra

Cerca de 4 mil alunos terão sua primeira aula na ULBRA na próxima segunda. A nova rotina pode provocar ansiedade, e controlá-la é fundamental: os primeiros dias na Universidade são determinantes para a adaptação aos novos hábitos.

"O primeiro dia é de experimentar, não de cobrar.
É preciso criar uma relação de confiança
com a universidade, afirma Janke.

Mesmo para quem já está com o curso em andamento, algumas dificuldades podem surgir, com os desafios propostos em sala de aula. E ainda existem fatores externos que vão interferir na vida acadêmica. Conciliar essas novas realidades não é uma tarefa impossível, como afirma o pastor e psicólogo da ULBRA João Janke. “Surgem muitas expectativas com a Universidade, com o grupo de colegas, os professores”, reflete. “È o primeiro professor, a primeira sala de aula. Tudo isso cria uma ansiedade, um sentimento de medo”.

O nervosismo, quando exagerado, é prejudicial. Janke alerta que os maiores índices de evasão universitária ocorrem nos primeiros semestres, justamente pelo sentimento de inadequação. “As primeiras disciplinas às vezes tem pouco a ver com o restante do curso. O aluno pode sentir que está no lugar errado”, explica Janke.

Continue lendo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros