Só os loucos sabem

O título e o refrão da música “Só os Loucos Sabem”, da banda Charlie Brown Jr., apresentam a idéia de que existem coisas que somente as pessoas consideradas “loucas” têm conhecimento. Será que é verdade? O que isto significa? O dicionário traz o seguinte significado para loucura: “doença mental, doidice, demência, insanidade”. É evidente que o sentido de loucura nesta música não possui estes aspectos, mas algo diferente: loucas seriam as pessoas que não caminham com a multidão, não fazem o que “todo mundo faz” e não pensam como “todo mundo pensa”.

Você já foi chamado de louco por fazer o que é certo? Assumiu sua nota ruim e recusou aquela cola que o colega lhe ofereceu; devolveu o troco para o caixa que se enganou; estendeu a mão para a pessoa “esquisitinha”, quando todos só encontravam defeitos nela; falou a verdade, mesmo quando uma “mentirinha” o livraria de muitos problemas...?

Se você já se sentiu meio “maluquinho” por fazer o que é certo, saiba que não está sozinho...Os cristãos constantemente são considerados loucos. Afinal de contas quem, em seu juízo perfeito, consegue compreender a mensagem da cruz? Quando a sentença mais lógica seria: “você tem que pagar pelos seus erros”! Deus anula a culpa por causa do que Seu Filho fez. Quando todo mundo diz: “cada um tem o que merece”! Deus nos cobre de amor, mesmo quando não merecemos. Quando a mensagem mais comum é: “resolva a sua vida, preocupe-se com você mesmo”!, Jesus Cristo apresenta o sacrifício em favor dos outros.

Não seria isso tudo uma grande loucura?

É verdade que os cristãos dão motivos para serem considerados loucos ao seguirem os passos de Jesus. Também é verdade que aos olhos de muitos o sentido dessa “loucura” seja algum tipo de demência ou insanidade. No entanto, trata-se da incrível habilidade de ver o que nem todos vêem e fazer o que muitos não querem fazer: optar pelo caminho certo!

Como é viver esta mensagem, esta proximidade, este amor?
Só os loucos sabem...


Rev. Peterson Machado
Capelão da Escola Ulbra Concórdia
Candelária, RS

Comentários

Anônimo disse…
muito bom...isso vai me ajuda na apresentação da música :)
Lucas Albrecht disse…
Legal! Bom proveito! ;)

pastor Lucas
Anônimo disse…
Fui chamado de louco proximo de minha casa porque sempre fui obediente a minha mae enquanto meus "amigos" vizinhos eram "rebeldes" e fui crescendo estudei e comecei a entender sobre injustiça social, enquanto meus " amigos" queriam mesmo era namorar e curtir a vida. Fui dar ouvidos a essa turma e um periodo da mihha vida larguei a faculdade o emprego e passei a andar com eles, queria ficar perto dos meus "amigos" e tentar ajuda-los com conversa e tentar montar um grupo para refletir sobre a sociedade de classes, injustica social. Resultado? Eles me chamaram de louco, alguns por inveja pois sabiam que eu poderia. Recuperar esse emprego e a faculdade, como realmente recuperei, outros por escarnio. E é incrivel como isso me incomoda. Um abraco, espero um conselho.<3
Lucas Albrecht disse…
Estimado Anônimo, escreva para conversarmos,
pastorlucas@ulbra.br
abraço,
Unknown disse…
A impressão da expressão so os loucos sabem também foi esta explicada.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros