O nome

Ouça a mensagem de hoje

Este é o Toque de Vida, produto da Pastoral da Canoas, e que também vai ao ar na Canoas TV diariamente. Agora, aos também aos domingos na Pop Rock, a rádio da Canoas. Um trabalho da Canoas que chega a mais de 700 pessoas em vários lugares do Brasil e do mundo. Algumas delas são colegas do Canoas Saúde e Canoas Esporte. Outros, que conheceram a Canoas via internet, em diversos pontos do país.

Nâo conseguiu entender muito bem o primeiro parágrafo? Sei, ficou confuso. Releia então trocando ‘Canoas’ por ‘Ulbra’ e tudo ficará mais claro.

Ter o nome ignorado, trocado por uma referência genérica, inventada e por interesse financeiro, não deve ser uma sensação das mais agradáveis. Seria como se você passasse a ser chamado oficialmente pelo nome da cidade em que nasceu, a empresa onde trabalha ou a linha de ônibus que pega. Já pensou que nome legal, “Boqueirão”, “Santa Candida-Capão Raso’, “174”?

Se a idéia de inventar um nome genérico acontece na televisão - como está acontecendo com o time de futebol da Ulbra, por uma televisão do Rio de Janeiro e afiliadas - na vida real, sabemos que o nome é pessoal e intransferível. É o maior patrimônio que temos. O nome, podemos dizer, é a pessoa. Não há porque mudá-lo ou ignorá-lo. Omitir o nome ou trocá-lo por fórmulas genéricas significa desrespeito, desprezo e arrogância. Especialmente quando se tratar de pessoas, jóias raras da criação de Deus..

Deus, que mostrou a importância do nome ao revelar-se como “Eu sou o que sou”, não troca nosso nome por nada. Ele se revela em Seu nome e em Seus atos para deixar clara Sua essência – amor e perdão. E para nos dar a garantia de que, pela fé, nosso nome jamais será trocado, esquecido ou mudado. É o maior patrimônio que temos, que nos dá identidade e valor. E nos coloca no Caminho que tem nome certo.

Isto é amor, valorização e respeito com nome e sobrenome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros