Insubstituível

Já faz tempo que queria, e hoje resolvi escrever. Sobre aquela frase: “Ninguém é insubstituível”

A frase pode ser verdadeira na lógica funcional, ‘mais um diante da causa maior’, ‘peça descartável na engrenagem global’, ou ‘um número a mais numa massa de consumo’. Mas eu não concordo. Porque cada ser humano é uma peça para qual não existe reposição.

Nós até exercemos funções, papéis, cargos, que podem muito bem ser preenchidos a qualquer hora, por (quase) qualquer pessoa. Mas o lugar que ocupamos no mundo, na vida das pessoas, fica vazio para sempre. Depois que partirmos, não haverá outro de nós para tomar este lugar.

Pense no trabalho ou estudo. A função que você executa pode ser preenchida por outra pessoa. Mas a pessoa que você é, não. Ninguém tem as mesmas características, idéia, presença ou jeito de ver. Pode haver alguém até melhor. Ou pior. Mas igual, não há como prover

Pense na sua família, ou grupo de amigos. Se você faltasse hoje, poderia haver um padrasto, uma madrasta, um filho adotivo, outro camarada exercendo seu papel. Mas não haveria ninguém com condições de ser quem você é. E como você é. Ninguém.

Pense no lugar que você ocupa em qualquer situação de sua vida. Não é possível ninguém mais preenchê-lo. Nem quando houver clones de idêntico DNA. Pode haver genéricos. Mas jamais o original

Porque, se o próprio Filho de Deus deu sua vida pelo ser humano, só pode ser para mostrar que cada um de nós, criado por Ele, tem valor único, e um lugar que ninguém mais pode ocupar. Uma vida única e completa, para ser desfrutada e conduzida do jeito que só nós podemos fazer. O que não significa que não podemos mudar, aprender, recomeçar ou repensar. Mas jamais perder de vista o valor do nosso ser. O homem não pode vender barato o que Deus pagou o mais alto preço para ter.

É só minha opinião, eu sei, você pode discordar. E se quiser reagir, é só clicar e redigir!

Porque opinião igual à sua, ninguém mais pode enviar
.

Comentários

Unknown disse…
Eu acho que este tipo de assunto tem relação com, o quanto se está resolvido na vida. Resolvido no sentido de Contentar-se com o “suficiente”! Explico:
Todo este seu pensamento, calculo eu,deve ter surgido em sua cabeça, após ter passado por algum fato ou situação de impacto em sua vida, tenha sido esta situação para bem ou para mal (esta dedução é certa?)! Mas isto não é ruim! É muito bom!
É realmente lamentável que, normalmente não temos este pensamento. Concordo com suas palavras: “Porque cada ser humano é uma peça para qual não existe reposição”.
Em tudo nesta vida somos únicos!
- única vida;
- único instante;
- única oportunidade;
Tendo esta compreensão, só assim conseguiremos ter uma vida tranqüila, em relação a tudo que está a nossa volta! Isto não quer dizer que não precisamos trabalhar para termos um crescimento em geral. Como trabalhar, ter um salário digno e coisas do gênero! Temos que crescer sim, porém não com um movimento de que, só seremos felizes se formos muito ricos, por exemplo!
Com o pensamento de que realmente, não poderemos perder tempo, reclamando da vida! Justamente por nossa vida ser única!
Assim, conseguiremos ter relacionamentos interpessoais, sem muitos atritos que normalmente surgem em nosso trabalho, por exemplo! Dedicarmos sempre mais e melhor em nosso lar, trabalho e sociedade a qual fazemos parte. Simplesmente porque somo “Tipo único”. Não que sejamos mais, ou melhor, que alguém! Não! Esta conclusão é unicamente, partida do princípio que não temos “cópia”!
Nosso Criador é “Simplesmente o Máximo”! Conseguiu nos fazer, cada um exatamente e totalmente diferentes (exatamente e totalmente, isto é contraditório??!!). Este assunto tem relação com amor próprio! Porque em relação ao Amor de Deus por nós, este é Incomparável e Incontestável. Agora é a nossa vez de fazer valer este amor, e fazermos nosso papel, nesta vida que é única, em momentos únicos, com experiências únicas! Porque jamais poderemos voltar para tentar concertar o que não tem concerto!
Mas como escreve esta criatura??!!!
Lucas Albrecht disse…
"Agora é a nossa vez de fazer valer este amor, e fazermos nosso papel, nesta vida que é única, em momentos únicos, com experiências únicas"

Bem destacado, Zanella!

E pode escrever sempre e o quanto achar melhor.

Um abraço,

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros