Certeza e Verdade

Você tem certeza de onde está indo? De que seus planos estão no lugar certo? Tem certeza de onde deixou a sua carteira? De que sua saúde está bem?

A resposta a todas estas perguntas pode ser ‘sim’. Mas, na verdade, nem sempre sabemos. Certeza é uma coisa. Verdade, outra. Eu posso ter certeza de que deixei minha carteira aqui na gaveta. Mas a verdade pode me mostrar que ela ficou esquecida em algum lugar do chão

Não é raro agirmos em nossas vidas guiados por nossas certezas. Sobre o tempo. Sobre o trabalho. Sobre quem vai ser campeão. Temos certeza sobre aquela determinada pessoa, ou sobre como fulano vai agir sob pressão. Temos tantas certezas que até já criamos um chavão para enunciar isso com firmeza: “Pode crer que com certeza....”

Mas, estranho, esta expressão nos ajudou a ir exatamente para o lado contrário. Não sei você, mas quando alguém diz “com certeza”, incluindo eu mesmo, estranhamente eu sinto menos confiança de que aquilo vai realmente acontecer, ser feito ou ser evitado.

Isso porque certeza e verdade nem sempre são a mesma coisa. A Lógica explica isso. Enquanto certeza tende a ser algo subjetivo, quase que uma opinião, a verdade baseia-se no que é objetivo para enunciar sua precisão. As duas, em muitos momentos, são como irmãs. Mas em outros, se mostram como primas. Bem afastadas.

Jesus não falou “A certeza vos libertará”. Ele disse que a verdade o fará. Isso porque nossas certezas nem sempre correspondem à verdade. Mas a verdade, invariavelmente, nos garante certeza. Quando estamos fundamentados na verdade, podemos extrair certezas reais, duradouras, para a nossa vida. E esse é o momento em que as duas se encontram. Não a certeza que tentam forçar a verdade, mas a verdade que dá sustentação à certeza. Como o oxigênio alimenta a combustão.

O que vale para direção a seguir, os planos a executar. Para encontrar a carteira ou para saber se a saúde precisa melhorar. E, principalmente para construirmos nossa vida de fé e esperança. A verdade, que é o próprio Cristo, é o que, com certeza, nos dá paz com Deus, conosco mesmos, e nos deixa sempre prontos para prosseguir.

Porque quando a verdade pode garantir, a certeza pode prometer.

Comentários

Unknown disse…
Com um pouco de preguiça de pensar, mas para mim a certeza sempre será relativa. Visto que sinto, que a certeza é subjetiva.
Porém a verdade sempre será única!
Não existem duas versões para a verdade, será que é isto!!
Pelo menos, é esta certeza que tenho agora. Que poderá, já não ser a mesma certeza amanhã.
Agora a verdade, sobre qualquer coisa, não existe alteração. Porque daí, ou a primeira ou a segunda “verdade”, não estava correta, não é??!!!
Até!

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros