Não dá pra comprar


Uma lista apresentada em um website trazia os 10 produtos que você deve parar de comprar. Desde filtro solar com altíssimo fator de proteção (acima de 15, todos protegem igualmente), ao crédito rotatvivo (juros altíssimos) e alimentos enriquecidos com Ômega 3 (a não ser que se tenha problemas cardiovasculares). A lista tem ainda outros itens, como seguro de cartão de crédito, aparelho de DVD e titulo de capitalização.

Não sei o quanto concordamos com ela. Mas existe uma outra lista de produtos que deveriamos, sem dúvida, parar de trazer para dentro de nossas vidas.

Lixo cultural – por mais que haja diversidade e relativização de conceitos, determinados produtos são puro lixo cultural, destinados a nos piorar, não melhorar.

Julgamento e rotulação – Nada pior do que o sujo julgar o imundo. E todos, de alguma forma e em algum momento, somos sujos e imundos. Apontar o erro é correto. Mas aproveitar-se de situações para rotular pessoas, magoando, ferindo e agindo com hipocrisia, não é apenas errado. É cruel. E disto a vida não precisa.

Aceitar tudo que é politicamente correto – Ser politicamente correto nem sempre significa...ser correto! Ou, na melhor das hipoteses, é correto segundo os valores de quem fala, não necessariamente de quem ouve. Temos principios claros da Palavra de Deus que nos dão a noção de certo e errado. São eles nos dão segurança e orientação.

Eu erro como todo mundo – A não ser que seja para realmente reconhecer o erro e tentar mudar. O problema é que em muitos casos, é apenas uma justificativa para continuar errando ou para tentar impedir que alguém mostre o que está errado, ajudando a mudar.

O que importa é que fale de Jesus – É possível falar de Jesus com os propósitos nada sagrados. Especialmente para enganar e praticamente que assaltar pessoas. Se não for o Jesus bíblico, não tem porquê fazer parte da nossa vida.

A lista poderia ser maior. O importante é estarmos atentos para aquilo que tenta nos afastar do que cremos, negar o que somos ou abandonar os princípios que sabemos ser corretos.. Somos chamados, pela fé em Jesus Cristo, a vivermos uma vida onde nem sempre seremos “políticos”. Mas tentaremos sempre, com a graça de Deus, sermos corretos.

Para isso, ele também oferece uma lista: misericórdia, bondade, humildade, delicadeza, paciência. Perdão. Amor, que une perfeitamente todas as coisas.*  Não dá para comparar.

Nem para comprar.

(*Livro bíblico de Colossenses 3.12 a 14)


Pastor Lucas André Albrecht

Comentários

Anônimo disse…
Gostei muito desse artigo pois no faz pensar de maneira simples e objetiva a realidade do mundo que estamos inseridos, e do quanto os princípios da Escritura Sagrada continuam muito atuais para os nossos dias. Obrigado por compartilhar.
Lucas Albrecht disse…
Obrigado pela visita e pelo comentário pertinente, Viviane. ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros