Capelania em movimento

Debates, reflexões e integração marcaram o
encontro de capelães da Ulbra


Atribuições dos capelães, impressões sobre o futuro da Pastoral e realidade administrativa, além de reflexão, interatividade e integração foram itens de série no Encontro Nacional de Capelães da Ulbra. O evento foi realizado de 14 a 16 de julho, no campus de Canoas e, pela primeira vez, reuniu capelães de todo o Brasil em encontro presencial, discutindo a atuação pastoral escolar e universitária.

Na quinta-feira, após saudação do capelão-Geral, Rev. Gerhard Grasel, e do Diretor do Seminário Concórdia, Rev. Gerson Linden, os capelães promoveram intenso debate sobre diretrizes, normas e posturas no trabalho pastoral. Na sexta, dois assuntos predominaram: qualificação e formação do capelão e o plano de reestruturação da Ulbra. Participaram pela manhã o Coordenador da Teologia, Rev. Thomas Heimann, o Rev. Prof. Anselmo Graff, e o pró-reitor de pesquisa, o Prof. Erwin Tochtrop Jr. Ainda antes do almoço, o Rev. Christian Hoffman conduziu debate sobre “O capelão como agricultor”. À tarde, o reitor Marcos Ziemer, vice-reitor, Valter Kuchenbecker e o presidente da Celsp, Adílson Ratund, mediaram conversa e interação sobre o presente e o futuro administrativo da Instituição.

O tema final do encontro, no sábado pela manhã, abordou os cenários futuros da Pastoral, conduzido pelo Rev. Gerson Güths. Adaptação, tranqüilidade e confiança foram três palavras que emergiram das reflexões. No final da manhã, o Pastor Grasel conduziu o devocional de encerramento abordando a Lei de Deus que restaura a alma (Salmo 19) e fortalece o coração.

No Twitter da pastoral, que transmitiu o evento on-line, podem ser conferidos destaques de toda a programação. O encontro foi marcado pelo clima de confraternização e integração entre os capelães, muitos dos quais ainda não se conheciam pessoalmente. E também pela certeza de que o movimento, no trabalho de capelania, está longe de ser mero item opcional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros