Segredos

Ouça a mensagem de hoje


O
Post Secret é o blog sem propaganda mais visitado do mundo. São milhões de cliques desde seu início. No Twitter são também milhares os seguidores. Livro, palestras, encontros, sites de discussão... E não é tão dificil entender porque tanta visita e identificação com o conteúdo. É um projeto sobre revelar, anonimamente, no formato de um cartão postal (Post Card), segredos pessoais. .

A cada domingo, alguns dos milhares de cartões recebidos por Frank Warren, autor do projeto, são postados. As confissões vão de simples traquinagens do dia-a-dia a obscuros e pesados segredos em relacionamentos e confissões íntimas. E são de vários lugares do mundo. Pois o ser humano, em qualquer lugar, é um ser de segredos.

E é interessante esta nossa relação com eles. Por um lado, tentamos escondê-los ao máximo. Por outro, parece que há algo lá dentro insistindo para que os coloquemos para fora. Post Secret captou exatamente o meio de campo entre estes dois impulsos, oferecendo espaço para um segredo ser visto por milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, não ser reconhecido por quase ninguém.

Relatos de pessoas em diversas comunidades relacionadas dão conta de que elas se sentem mais livres quando confessam segredos, ainda que de forma anônima. Ou sentem-se confortadas quando lêem um segredo de alguém que é exatamente igual ao seu.

Um vínculo importante deste projeto é sua ligação com serviços de ajuda a pessoas em depressão ou á beira do suicídio. Frequentemente os segredos postados são de pessoas que abandonaram a idéia de tirar a própria vida. Talvez porque, a partir da confissão anônima, começaram a se libertar de seus pesos e pesadelos.

Quando segredos não confessados nos prejudicam, sufocam, deprimem, eles podem prender. E, o que é interessante, numa cela cuja porta está aberta. Ninguém nos obriga a estar lá. Somos os ocupantes e também os guardas.
Cada um tem seus motivos para ter segredos. E cada um também tem seus motivos para confessá-los ou não.

O importante é sabermos que Deus não fez segredo sobre Seu plano para com o ser humano. Ele revelou Seu amor. E este alivia o coração, dá refúgio à alma, oferece nova vida a quem já pensa em dela desistir. Um porto seguro para os momentos em que segredos corroem o coração e somente o perdão pode restaurar e reerguer. Amor revelado em Jesus Cristo e que dura para sempre.

Amor que nos tira do anonimato para sermos chamados de filhos e podermos postar confiança plena em Seu cuidado bem conhecido. Porque segredos até podem ser anônimos. Mas nossa vida, não. Com Deus ela tem rosto, nome e sentido.

E tem também muitas e belas imagens. Como de cartão postal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros