Ensinável

“É fundamental manter-se teachable (ensinável)”. E esta frase marcou nosso encontro, hoje, com Rev. Dean Lueking e esposa, Beverly. Eles estão no Brasil em seu último dia de visita à America Latina. Sairam de casa em Chicago, EUA, em 7 de março, e amanhã retornam, depois de visitarem 8 países.
Sábias palavras deste ministro cristão, doutor em História. Manter-se ensinável. O que ele mesmo leva muito a sério. Só nos últimos 2 anos, já esteve em cidades dos 5 continentes, ouvindo pessoas. Está compilando mais de 250 conversas para o seu 13º livro, sobre a experiência de viver a fé cristã luterana no dia a dia.
Em junho, ele faz 80 anos.

Manter-se ensinável. Este só não é o segredo da vida porque não é secreto, qualquer um pode saber. E desconfio que, a maioria, mesmo sem pôr em prática, conhece esta teoria. Enquanto nos mantemos abertos para sermos ensinados, vivemos as melhores coisas que se pode viver. Entre elas humildade, sabedoria, conhecimento, descoberta, paixão, alegria...
E principalmente fé. Jesus Cristo nos ensina todos os dias, de várias maneiras – a principal, sua Palavra. O Mestre sempre tem algo novo para nos lembrar na importância de nos mantermos teachable. Na medida em que achamos que não precisamos mais deste aprendizado, começamos a estagnar e a perder gradativamente a até mesmo a capacidade de ensinar.
Aliás, foi assim que o Pastor Lueking completou a frase:. “E aquele que não é mais ensinável, também deveria parar de ensinar”. Uma boa lembrança para tempos em que todos sabemos que há muito que se aprender, mas a maioria pensa mais em ensinar. Mesmo quando não se tem muito a dizer.

Manter-se teachable nos garante jamais deixarmos de termos o conteúdo essencial para a fé – a Palavra de Deus - e um sentido fundamental para a vida: aprender sempre.

Até os 80 anos. Ou ainda mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros