Letras Juntas



A letra U não parece ser sinônimo de algo ruim, não é verdade? Palavras como União, Unidade e Universidade indicam coisas boas e proveitosas.

Também a Letra I pode ser lembrada por boas referências, como Inteligência, Inovação e Identidade.

Tampouco a Letra T pode ser temida, já que Trabalho, Tempo e Tenacidade fazem parte da nossa lista de coisas importantes.

Mas quando as três estão juntas, aí acontece o problema: UTI.

Só de ouvir falar que alguém está na UTI o arrepio já nos percorre as costas, mesmo quando o risco de morte é reduzido. Estas três letras juntas, na sequência, estão longe da nossa lista de “coisas que gostaria de ouvir a qualquer hora do dia”.

Talvez esse seja o problema de algumas coisas andarem errado em nossas vidas. Determinado comportamento até que não é de todo ruim. Aquela tal pessoa não chega a ser má influência. O costume de ingerir, comer, fazer ou tentar aquela outra coisa também não parece ser tão ofensivo. Mas quando algumas delas andam juntas, ou em exagero, e aí que o estrago começa a ser maior.

É o que acontece, por exemplo, quando várias pessoas, que sozinhas até se comportariam bem, se juntam e permitem que o nível de palavras ou atitudes vá para baixo. Quando um hábito não tão ruim que temos é combinado com a impropriedade do momento. Quando permitimos que o trabalho ande junto com comportamentos que a ele não se adequam. Quando o casamento anda junto com companhias erradas. Até mesmo a fé, quando acompanhada de pensamentos e atitudes que, unidos, conduzem um fanatismo que pode cegar.

Quando andam juntas, algumas coisas podem nos deixar mal. Com risco de morte. Eterna.

Já estas cinco letras separadas, podem dizer pouco, mas juntas, dizem tudo. JESUS. Pois elas lembram que este risco de morte está afastado e que as letras V-I-D-A ganham sentido e fundamentação. Quando andamos junto a ele, e junto ás coisas que, juntas, constroem, sempre será um som que vamos querer ouvir. O tratamento intensivo que nosso coração recebe junto a esta fonte de amor fortalece nosso ser e sustenta nosso viver. Para termos, com qualidade, tempo, identidade, trabalho, unidade, trabalho, união... E mais tudo de bom que o alfabeto possa indicar.

São as letras que, quando juntas, indicam Aquele que nos faz andar bem. E sempre na direção certa.




P. Lucas André Albrecht

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros