Conhecimento e fé

por Fernando Garske

 
Você já ouviu alguém dizer que “fé é coisa de gente sem instrução”?

Richard Dawkins, por exemplo, disse certa vez que a falta de informação é que leva pessoas a recorrer à religião. Para ele, como para muitos outros, fé e conhecimento são inimigos irreconciliáveis. De fato, religiosidade fanática e supersticiosa não se mistura com o saber. São como água e óleo. Mas o que dizer do zelo que a fé cristã historicamente tem demonstrado pela educação?

Jesus deu aos apóstolos a ordem de fazer discípulos batizando e ensinando. (Mateus 28. 19,20). Os pais eclesiásticos cedo introduziram o sistema de Catequese. Martinho Lutero, ao se defrontar com uma Alemanha de analfabetos, que não podia ler a Bíblia, escreveu: “Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha, para que criem e mantenham escolas”. E aos pais desmotivados em enviar seus filhos à escola: “Uma prédica para que se mandem os filhos à escola”. Nos Estados Unidos, preocupado com a educação cristã dos jovens, o pastor John Harvard decidiu fazer uma generosa doação em dinheiro e compartilhar os seus livros. A pequena escola, fundada na ocasião, é conhecida hoje como a Universidade de Harvard. Exemplos parecidos temos em nossa região, onde as escolas cristãs já atuavam antes mesmo das públicas. 

A própria pedagogia moderna mistura a sua história com a história da igreja. O “pai” da didática moderna, João Comenius, era um pastor dedicado a educação. No século 17 escreveu “Didática Magna” onde afirmou que educar é ensinar “tudo a todos”. Lançou assim os pilares do ensino obrigatório (a meninos e meninas), sistematizou a educação e propôs a criação de escolas atraentes, que incluíssem recreação e o lazer.

Tanto no passado como no presente, a fé e a devoção a Cristo como Salvador não compactua com a ignorância, mas incentiva e promove o ensino e o conhecimento. Nas palavras de Felipe Melanchton: “A ignorância é a maior adversária da fé, e, por isso, ela deve ser combatida”. 



Rev. Fernando E. Garske
Novo Hamburgo, RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros