Celebração Cristã na 1ª Semana da Pessoa com Deficiência

Fonte: ACS Ulbra

Integrando as atividades da 1ª Semana da Pessoa com Deficiência da Universidade Luterana do Brasil, foi realizada uma Celebração Cristã, na tarde de segunda-feira, 25.08, na Capela Universitária do campus Canoas.

A celebração teve por objetivo conscientizar sobre as temáticas relacionadas à pessoa com deficiência e à inclusão. O evento partiu de uma iniciativa do auxiliar da Biblioteca da Universidade, Paulo Fernando Soares Pires, que é cego. Dentro da temática proposta, Paulo e sua banda realizaram apresentação musical. Já a colaboradora da ACS-Internet da Instituição, Pâmela Moreira, que é surda, fez uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para citar um versículo bíblico enfatizando que Deus ensina que devemos amar a todos, independente de a pessoa ser deficiente ou não. A tradução da mensagem de Pâmela foi feita pela tradutora intérprete de LIBRAS do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), Geruza Barbiere Pasternak.

O capelão do Hospital Universitário, Mário Sonntag, fez uma leitura bíblica que ressaltava o fato de que todas as pessoas fazem parte da igreja de Cristo, tal qual um corpo que é formado por muitas partes. Também auxiliaram na condução do devocional, o capelão geral, Lucas Albrecht e o capelão de música, Paulo Brum. Em sua participação, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, agradeceu a todos que trabalharam para a realização do evento na Capela, além de afirmar que a celebração constitui-se em um momento de aprendizagem. “Essa atividade contribui para que possamos aprender, entender e compreender que as pessoas são ser humanos em sua totalidade”, disse Erivaldo.

Além de colaboradores da Instituição, estiveram presentes à Celebração o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior; o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; e o diretor de Extensão, Gustavo Becker.

1ª Semana da Pessoa com Deficiência

A ULBRA, através da Pró-reitoria Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários, está realizando a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência, até o dia 28.08. O evento integra a Semana Nacional e, em Canoas (RS), também faz parte da programação da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A proposta envolve os campi universitários e a Rede de Escolas, além dos Polos EAD. A programação completa que acontece na Universidade está disponível no site http://www.ulbra.br/semana-pessoa-com-deficiencia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros