A parte Dele

Cada um faz sua parte no ser honesto e integro e teremos uma sociedade melhor.

Seria isto possível? A gente quer muito acreditar, mas é muito difícil de acontecer.  O máximo que conseguimos é um ambiente menor pior. E a conclusão pode vir da própria diferença de conceito sobre ser honesto, não-hipócrita, “do bem”, integro. Alguns exemplos das variações:
.
-Andar acima da velocidade permitida, para muitos, não é erro igual a andar pelo acostamento ou dirigir levemente alcoolizado. Para outros, é,.
-Para muitos, noitadas e bebedeiras até cair, demonstrando dificuldade em controlar impulsos e vícios, não são errados, Para outros, sim. 
-Ficar com vários numa mesma noite, demonstrando mero utilitarismo para com o próximo, para uns não tem nada de mais. Para outros tem.
-Defender posições fundamentadas na fé para muitos é normal. Para outros, é erro ou hipocrisia.,
-Ter mercadoria pirata, sonegar imposto, para muitos, tudo bem, afinal, muita gente fez. Outros, consideram errado.
-Abrir uma Igreja para explorar pessoas não parece ser um erro para alguns. Para outros tantos, sim.
-Cobrar transparência do outro, mas mentir  ou esconder quando lhe convém, para alguns grupos, “faz parte do jogo”. Para outros, é falha grosseira.
-Defender animais e meio ambiente, e agredir violentamente o ser humano, especialmente na internet, para muitos é normal. Para outros tantos, não.

E a lista pode ficar bem comprida.

O ponto não é desmerecer a luta contra a hipocrisia e o erro. Mas lembrar que a cobrança para com o outro pode ser ela mesma...uma posição hipócrita. Pois nem sempre estamos dispostos a admitir que não somos tão corretos como pensamos, e que podemos ser tão hipócritas quando aqueles a quem estamos dispostos a cobrar. E isto gera o desequilíbrio e tensão. Ou seja, não adianta sonharmos com um mundo onde não haja exércitos e tropas de choque quando continuamos a perder a cabeça por uma vaga na garagem, uma fechada no trânsito, ou mau comportamento alheio ou um misero time de futebol.

Mas a hipocrisia já teve sua morte decretada, o mal encontrou seu ponto final. Quando há fé, há certeza de estar no caminho que conduz ao melhor final. Enquanto caminhamos, é certo, continuaremos no erro, mas dentro de outra direção. Saberemos que arrependimento, perdão e recomeço são presentes diários e que estão ao alcance, pela fé, de todo coração.

Jesus Cristo foi quem fez esta parte, que era de todos e que somente ele poderia fazer. Para que, mesmo nem sempre íntegros, sejamos fortalecidos para poder viver.





Pastor Lucas André Albrecht

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros