Vale algo

(Adaptada da mensagem "Worth Something" da série "The Baloney Shop", com Ken Klaus.)

Os dois amigos se encontraram na sexta-feira á tardinha.
-Olha, vou te contar, estou muito mal financeiramente.
-E mesmo, o que aconteceu?
-Estou com 70 mil na minha conta.
-Perai, você está brincando. 70 mil?
-Sim. To muito mal, pois isso vale quase nada...
-Como assim, não vale nada? Parece ser um bom dinheiro. Dá pra comprar muita coisa boa com este valor.
-De qualquer forma, 70 mil é quase nada.
-Não sei se estou te entendendo...
-Me acompanhe. Quarta-feira houve uma manifestação de cristãos em Brasilia em favor de direitos constitucionais, especialmente a liberdade de expressão. Ouviu falar?
-Hum, acho que ouvi alguma coisinha.
-Por outro lado, tempos atrás houve uma marcha pela liberação do uso de drogas, com a presença de algumas centenas de pessoas. Você ouviu falar?
-Ah sim, esta eu vi, estava em todos os grandes veiculos.
-Certo. Assim como deve ter ouvido sobre diversas outras, algumas com muitas pessoas mas, na maioria, com algumas centenas de manifestantes. Ou até manifestações de um só, como aquele juiz que mandou tirar crucifixos de repartições públicas.
-Verdade, lembro destas e outras manifestações que ganharam destaque na grande imprensa.
-E desta dos cristãos, não ouviu falar nadinha?
-Bom, me lembro que li algo de alguém que era contra, chamando de oportunismo politico, e tal... Hum, então era por isso que você estava falando que 70 mil valem quase nada?
-Pois é... Aparentemente, vale muito menos do que 500, ou mil...Ou até 1 só.
O amigo pensou um pouco e comentou:
-Bem... eu acho que...bem, é possível que 70 mil seja um numero importante. Mas é possível que o numero de pessoas ou o conteúdo das outras manifestações seja mais importante ainda.
-Ah, então é possível que grandes veículos de imprensa possuam uma agenda alinhada com determinados valores; e, então, em vez de procurarem informar fatos da maneira mais equilibrada possivel, privilegiam algumas pautas, e outras, não?
-Hum, Isto é possível, sim.
-E desta forma, ajudam a conduzir a opinião pública em determinada direção?
-Sim, é algo que poderia acontecer....
Bom, mas pelo menos você tem aqueles 70 mil no banco, né? Deve estar feliz com a grana.
-Pior é que não tenho não, meu amigo. Aquilo foi apenas uma manchete estilo grande imprensa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros