Conexão com o fundamental: um desafio para os cristãos

por Natália Scholz

Acontece amanhã (20) o IV Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos, que será na Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, em Canoas – RS, a partir das 9h. O Instituto Humanitas Unisinos – IHU será representado por Ana Maria Casarotti, colaboradora na área de Espiritualidade.
Segundo Lucas André Albrecht, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB, capelão da Ulbra e um dos organizadores do evento, a ideia do tema “Desconectar para conectar, vivendo um dia conectado a perfis reais” surgiu de um vídeo de uma operadora de telefonia, convidando as pessoas a não deixarem de enxergar o que está à sua volta por causa do exagero na conexão virtual. “Assim, pensou-se em convidar o jovem a deixar um pouco de lado seu celular e computador para conectar-se a perfis reais”, conta.


Albrecht enfatiza que o tema não tem como intenção “demonizar” a tecnologia, mas sim valorizar a presencialidade: “É um convite a desconectar-se do que for exagerado para conectar-se ao que é fundamental, relembrar o jovem de que, por trás da tecnologia e dos aparelhos sempre estão pessoas e que elas precisam de conexão pessoal, emocional, espiritual. Um dos grandes desafios do século XXI para o ser humano é não deixar de ser… humano! Especialmente o jovem cristão, que vê no outro a obra da criação de Deus e que tem o compromisso de amar o próximo como a si mesmo”.
O diferencial das universidades cristãs, segundo o pastor, é a promoção de espaços e oportunidades para os estudantes terem acesso à Palavra de Deus. “A universidade cristã deve mostrar que a Palavra continua a ter relevância a cada novo ano ou século, independentemente dos avanços que o ser humano possa desenvolver”, afirma.
Assim, um dos objetivos do Congresso é incentivar os jovens a se mobilizarem dentro do ambiente acadêmico e a proporem cada vez mais ações nesse espaço.
Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook. As inscrições podem ser feitas na hora, a partir das 8h30min, com o valor de R$ 20,00 (almoço incluso). O evento será no prédio da Odontologia, que  é o primeiro logo após o Hospital Universitário, na entrada do campus.

Fonte: Blog do Instituto Humanitas Unisinos (IHU)

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida

Com consideração