ULBRA anuncia reformulação na Reitoria


O ano letivo na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) inicia com reformulações na estrutura da gestão superior. Implantada nesta quinta-feira, 28.02, a nova estrutura e composição da Reitoria reflete a análise realizada pelo Comitê de Planejamento, Reestruturação e Desenvolvimento Institucional, com vistas à conclusão do Plano de Reestruturação da Instituição. O reitor, professor doutor Marcos Fernando Ziemer, acumula a função de vice-reitor. O organograma reduz de quatro para duas as Pró-reitorias. A Acadêmica é conduzida pelo professor doutor Ricardo Willy Rieth. A de Planejamento e Administração tem no comando o professor doutor Romeu Forneck, recentemente contratado.
A área Acadêmica conta com pró-reitorias adjuntas. São pró-reitores adjuntos os professores doutores Pedro González Hernández para o Ensino Presencial; Pedro Luiz Pinto da Cunha para o Ensino a Distância; Erwin Tochtrop Júnior para Pós-graduação, Pesquisa e Inovação; e Valter Kuchenbecker para Extensão e Assuntos Comunitários. O Ensino Presencial tem duas diretorias gerais subordinadas ao adjunto, a de Ensino de Graduação, dirigida por Graziela Oyarzabal, e a de Ensino Fundamental e Médio, por Maria Doronin Karnopp.
As estruturas vinculadas diretamente ao reitor Ziemer estão organizadas com a Assessoria Jurídica/Institucional e Chefia de Gabinete – Jonas Dietrich; Assessoria de Comunicação Social, Adriana Marques; Assessoria de Relações Internacionais – Kátia Pozzer, e Assessoria das Unidades de Ensino Superior – Daniel de Brum. E, também, as equipes do Gabinete de Reitoria e da Ouvidoria.

As mudanças foram aprovadas pelo Conselho de Administração da Mantenedora, ontem, 27.02. O anúncio oficial ocorreu agora à tarde, durante a reunião do Colegiado de Reitoria.



Busca pela excelência

Segundo o reitor Marcos Ziemer, o organograma implantado tem como objetivos promover maior interação entre Ensino, Pesquisa e Extensão; profissionalizar a gestão visando a permanente busca pela excelência; tornar os processos decisórios mais ágeis e dinâmicos; consolidar um modelo de gestão participativa; adequar e racionalizar as estruturas organizacionais da Universidade; e viabilizar o cumprimento dos objetivos propostos pela Universidade no Programa de Estímulo à Reestruturação e no Fortalecimento das IES (PROIES).
A busca pela profissionalização foi fator determinante para agregar à gestão superior da ULBRA o professor Romeu Forneck. Além de 15 anos de docência na extensão, graduação e pós-graduação, Forneck tem reconhecida experiência em equipes de gestão universitária com resultados positivos. Também participa de diversas entidades nacionais e internacionais ligadas às suas áreas de formação acadêmica, que somam cinco graduações, três especializações, um mestrado e dois doutorados. “Romeu vem contribuir com seu conhecimento para alcançarmos os objetivos da reestruturação implantada”, afirma Marcos Ziemer.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida

Com consideração