ULBRA comemora 40 anos nesta quinta-feira, 16.08


A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) completa 40 anos nesta quinta-feira, 16.08. Para comemorar, será realizado um ato solene, a partir das 20h, no Galpão de Eventos do campus Canoas, no qual a Reitoria e a direção da sua mantenedora comemorarão essas quatro décadas de atuação no País, junto com aqueles que fazem a Universidade acontecer. O reitor Marcos Fernando Ziemer presidirá a solenidade, estando acompanhado do vice-reitor e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; do pró-reitor de Administração Levi Schneider; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Erwin Tochtrop Júnior; do pró-reitor de Graduação Ricardo Willy Rieth; do pró-reitor adjunto de Graduação, Pedro Antonio González Hernández; do capelão geral Lucas André Albrecht, além do presidente da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), Adilson Ratund.

Ainda no dia 16.08, a partir das 18h30min, a Câmara Municipal de Vereadores de Canoas realiza sessão solene em homenagem ao aniversário da Universidade. Às 20h, ocorrerá a Cantata O Filho Pródigo, com início às 20h, na Capela Universitária do campus Canoas. No domingo, dia 19.08, às 10h, será realizado o Culto em Ação de Graças pelos 40 anos da Instituição, também na Capela, com a participação da Orquestra de Câmara da ULBRA.

Missão Institucional
“A ULBRA assume como Missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores”.

Ação Nacional
Hoje, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 Estados do País. Em 20 delas, têm campi universitários e escolas instalados. Em outros 65 municípios, a Universidade mantém polos de educação a distância.

Já são mais de 100 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas.

ULBRA em números

Unidades de Ensino Superior – 15
Rede de Escolas - 17
Egressos da Universidade– 160 mil
Total de alunos nas Escolas - 7.357
Total de alunos no Ensino Superior e a Distância - 59.580
Egressos do módulo EAD – 56 mil

Ensino ofertado nas Escolas:
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação Profissional
Ensino Especial para Surdos

Cursos ofertados no País que atendem as necessidades regionais:
12 cursos profissionalizantes
232 cursos de graduação e graduação tecnológica presenciais
12 cursos de graduação e graduação tecnológica a distância
95 cursos de especialização
6 programas de mestrado
3 programas de doutorado
Residência Médica
Residência Médica Veterinária


SÍNTESE HISTÓRICA

A Universidade Luterana do Brasil atua no País há 40 anos, completados em agosto de 2012. Para o cumprimento de sua missão educacional, com base na confessionalidade, disponibiliza os saberes acadêmicos na garantia e na ampliação da cidadania da comunidade que a cerca. A ULBRA assume como Missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores.


O Início

A abertura de uma escola de ensino básico pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), em 1911, na cidade de Canoas-RS deu início à sua atuação na área da educação. Das Faculdades Canoenses, criadas em 1972, a Instituição passou à Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O seu decreto de criação data de 1988 e o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação veio em 1989.

A partir dos anos 80, a ULBRA expandiu sua ação educacional para fora dos limites do Rio Grande do Sul, e passa a caracterizar-se por ser multicampi. Hoje, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 Estados do País. Em 20 delas, tem campi universitários e escolas instalados. Em outros 65 municípios, a Universidade mantém polos de educação a distância.

Já são mais de 160 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas.

Universidade é um espaço onde se desenvolvem projetos inovadores e de relevância socioeconômica, não só para a comunidade acadêmica como para as regiões onde está inserida também. A abrangência nacional dá à ULBRA a experiência para valorizar inúmeras culturas, respeitar as regionalidades e refletir sobre a sua ação e intervenção positiva junto às comunidades nas quais está inserida. Ensino, pesquisa e extensão direcionam as ações dos cursos de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Ensino

A partir de abril de 2009, com a gestão focada exclusivamente na educação, a Universidade recebeu notas 4 e 5 (no índice de 1 a 5) das comissões de avaliação do MEC em mais de 70% dos cursos visitados nos campi do Rio Grande do Sul. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que tem mais de 70% de professores mestres e doutores. A partir do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino, a ULBRA é considerada pelo MEC a sexta melhor universidade particular do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Na modalidade de educação a distância, a Universidade está em primeiro lugar em qualidade de ensino, a partir dos conceitos obtidos pelos alunos no ENADE.

A Rede de Escolas da ULBRA, constituída de 17 unidades no Brasil, oferece educação infantil, ensino fundamental e médio, ensino especial para surdos e educação profissionalizante. Presentes em todas as etapas da formação das crianças e adolescentes, as escolas estão empenhadas em formar melhores cidadãos, dando a eles todo o suporte e orientação necessários para que sejam protagonistas da sua própria vida. Esse é um diferencial da ULBRA, oferecer a formação educacional em todos os níveis, com a possibilidade do  prosseguimento no ensino superior  em uma instituição com a mesma filosofia.

Extensão

A ULBRA é reconhecida por seus programas comunitários inclusivos, que destacam o meio ambiente, a sustentabilidade e a participação das pessoas. Mantém uma rede de cooperação permanente com entidades, instituições e empresas voltada para o apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e social. Essa interação inclui a oferta de cursos e diversas atividades extensionistas. A ULBRA ainda incentiva e promove atividades culturais, através de vários núcleos - Orquestra de Câmara, coral, teatro, dança e literatura.

Pesquisa

Alunos e professores da ULBRA podem participar de programas de intercâmbio acadêmico, científico e de cooperação, com mais de 30 universidades estrangeiras e a ULBRA também recebe alunos do exterior, proporcionando troca de informações e experiências. A produção científica realizada na ULBRA abrange todas as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq. Projetando o futuro, a Universidade implantou a ULBRATECH, implementando seu parque tecnológico e a incubadora de empresas, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento em todas as regiões onde está presente.


ulbracom

A ULBRA TV, a rádio Pop Rock e a Editora da ULBRA estão reunidos em uma mesma rede - a ULBRACOM. As retransmissoras da Rádio e TV, juntas, alcançam mais de 50% dos lares gaúchos. A ULBRA TV pode também ser acessada via satélite (PAS-1R) e retransmissoras em diversos Estados brasileiros, e em Rivera - Uruguai, assim como a programação da Pop Rock pode ser acompanhada via internet. O parque editorial e gráfico publica o material produzido pela comunidade acadêmica.


Esporte Universitário

Para os estudantes que estão nas escolas e campi da Universidade, são oferecidas diversas modalidades esportivas. Estruturas, como a do complexo esportivo do campus Canoas, são palco da formação de atletas e do aperfeiçoamento de acadêmicos de áreas como fisioterapia, medicina e educação física.

As unidades de ensino presencial estão localizadas nos seguintes municípios e estados:

Unidades de Ensino Superior
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – Ji-Paraná - RO
Centro Universitário Luterano de Manaus – Manaus - AM
Centro Universitário Luterano de Palmas – Palmas - TO
Centro Universitário Luterano de Santarém – Santarém - PA
Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – Itumbiara - GO
Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho - Porto Velho - RO
ULBRA Cachoeira do Sul - RS
ULBRA Canoas - RS
ULBRA Carazinho - RS
ULBRA Gravataí - RS
ULBRA Guaíba - RS
ULBRA Porto Alegre - RS
ULBRA Santa Maria - RS
ULBRA São Jerônimo - RS
ULBRA Torres - RS 

Rede de Escolas
Centro Educacional Cristo Salvador – Santarém - PA
Centro Educacional São Paulo - Ji-Paraná - RO
Colégio Antares – Goiatuba - GO
Colégio de Aplicação – Itumbiara - GO
Colégio Especial Concórdia - Porto Alegre - RS
Colégio ULBRA Concórdia – Candelária - RS
Colégio ULBRA Cristo Redentor - Canoas - RS
Colégio ULBRA Palmas – Palmas - TO
Colégio ULBRA São João - Canoas - RS
Colégio ULBRA São Lucas - Sapucaia do Sul - RS
Colégio ULBRA São Pedro - Cachoeira do Sul - RS
Escola Concórdia ULBRA Manaus – Manaus - AM
Escola ULBRA Concórdia Cacoal – Cacoal - RO
Escola ULBRA Martinho Lutero - Guaíba - RS
Escola ULBRA Paz – Canoas - RS
Escola ULBRA São Marcos - Canoas - RS
Escola ULBRA São Mateus – Cachoeirinha – RS


TOTAL DE ALUNOS NAS ESCOLAS 7.357

TOTAL DE MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA – 59.580
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida