Sem troco nem troca

A frase apareceu em um daqueles banners de Facebook. Diz: “Certas coisas não têm preço, mas têm troco”.

Este instinto vingativo, não há dúvida, todos nós temos, em maior ou menor quantidade. Quando recebemos o mal, nossa tendência é querer dar o troco;  “isto não pode ficar assim”. Então, de forma acintosa ou sutil, partimos para a retaliação. Às vezes, na mesma moeda. Em outras, muito mais cara...

O pior é que nem sempre percebemos que querer dar troco nos torna devedores. Dificilmente conseguimos, por este caminho, nos livrar da mágoa e do ressentimento. E se torna bem alto o preço emocional que começamos a pagar.

Felizmente para Deus este raciocínio não tem valor. Se ele fosse dar o troco de cada erro, estaríamos com os cofres abarrotados. Mas Jesus deixa claro que nossa vida é preciosa demais aos seus olhos. Por isso, nossas atitudes não têm troco; têm troca.  Os erros, pelo perdão. A amargura, pelo amor. A insegurança, pela Sua paz.

Nesta fé, Ele nos convida a pagar, sim:  pagar o mal com o bem. Se formos dar troco, que seja em moeda boa, valiosa, que reflita em palavras e ações aquilo que o coração crê e quer viver. Mostrando que certas coisas, como o amor de Deus, paz de consciência e tranqüilidade de alma são presentes Dele que não têm preço, nem troco.

E, por isso, não trocamos por nada.




Pastor Lucas André Albrecht

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros