Meme

Este texto se dirige a todos os leitores do Toque de Vida.
Menos à Luiza, que está no Canadá.

Não, a Luiza não é leitora do Toque de Vida; e também já não está mais no Canadá. Mas a frase, repetida incansavelmente nos ultimos dias em todo o Brasil, tornou-se o que convencionou-se chamar de “meme”. Repetição exponencial de algo belo, feio, bizarro, engraçado. Ou simplesmente sem motivo nenhum.

Outros frases-meme já fazem parte do cotidiano, como “Pode, Arnaldo?”; “aham, Cláudia, senta lá”, ou “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Expressões utilizadas de diversas formas, em diversas ocasiões, mas sempre, ou quase sempre, para fazer graça.

O Evangelho do proximo domingo traz uma frase que poderia muito bem ser o “meme” diário de nossas vidas. Jesus Cristo, ao iniciar seu trabalho na Galiléia, anuncia: “Arrependam-se e creiam no Evangelho”. Não para fazer graça, mas como assunto sério, uma frase que resume nosso viver diário: a necessidade do arrepender-se, reconhecer, recomeçar. Humildade. (mesmo com o fortissimo meme de nossa epoca, “eu não me arrependo de nada o que fiz”..) E a realidade do Evangelho de Jesus, que dá a vida e nos permite depositar Nele toda nossa fé, esperança e futuro.

Esta fé é o caminho para nosso barco não afundar, nem perder seu capitão, mas garantia de segurança e sustentação. E, é claro, também de uma vida com graça, alegria, razão de viver.

Uma frase do Mestre que resume o amor que Deus tem e demonstra na direção de todos. Todos mesmo.

Inclusive da Luiza, que voltou do Canadá.



Pastor Lucas André Albrecht

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros