Culto celebra aniversários da Mantenedora e Reforma Luterana

Culto ocorre no domingo 23 de outubro


A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), mantenedora da ULBRA, celebra seu aniversário neste mês de outubro com um culto especial dia 23.10, domingo, às 20h, na capela do campus Canoas. Orquestra e Coro com mais de 200 músicos se apresentarão neste momento, que também é alusivo aos 494 anos da Reforma Protestante. Pastores, Reitoria da ULBRA e diretoria da mantenedora participam do ato, que é aberto à comunidade acadêmica e em geral.
Músicos luteranos e de diversas denominações protestantes, conduzidos pelo reverendo Paulo Brum, capelão de música da ULBRA e pastor da CELSP, entoarão canções como Vim para Adorar-te, Preenche o Ser e o tradicional hino da Reforma, Castelo Forte. A pregação estará a cargo do pastor da CELSP no município de Nova Santa Rita, reverendo Eliseu Krummenauer, e a condução do culto será dos demais pastores da Comunidade, Gerhard Grasel, Ângelo Elicker, Luiz dos Santos, Lucas Albrecht, André Muller e Marco Jacobsen. Haverá, também, um momento especial para as crianças. O culto será gravado pela ULBRA TV e exibido no domingo, 30.10, às 8h.
Liderada pelo pastor norte americano Henry Stiemke, a CELSP iniciou suas atividades de forma oficial no ano de 1905. De lá para cá, cresceu de um pequeno grupo de famílias para cerca de 2.000 membros filiados, com seis locais de culto e diversos departamentos, comissões de trabalho, grupos de estudo e atividades. Ao longo da história, gerou também outras comunidades que, hoje, são independentes em suas atividades. Além disso, seguindo a vocação luterana pela educação, é a mantenedora da maior Universidade Luterana do Mundo, a ULBRA, presente em todo o Brasil.
Esta vocação vem do século XVI, com o início da Reforma Protestante. Liderados por Martinho Lutero, muitos cristãos desejavam mudanças e redirecionamentos na Igreja, mas sem a intenção de dividi-la. No entanto, a divergência acabou culminando em separação e surgiu o ramo protestante dentro do cristianismo. Os três pilares da Reforma foram a afirmação de que a salvação acontece somente pela graça (Sola Gratia), somente pela fé (Sola Fide) e que a Palavra de Deus é a autoridade final em assuntos teológicos (Sola Scriptura). A data de 31 de outubro foi escolhida como símbolo deste momento histórico.
Presentes em todo o mundo, os luteranos somam hoje cerca de 71 milhões de fiéis. No Brasil, as duas maiores denominações, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), somam pelo menos um milhão de membros.  No mês de outubro de 2011, em Porto Alegre, foi realizado pelas duas Igrejas o lançamento das festividades dos 500 anos da Reforma Protestante, que se estenderão até 31 de outubro de 2017.
Para saber mais acesse:
http://www.celsp.com.br/
http://www.ielb.org.br/
http://www.luteranos.com.br/
http://www.lcms.org/

Fonte: ACS Ulbra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros