Bancada Federal Gaúcha mobilizada em apoio à ULBRA

Fonte

 
A recuperação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) foi uma das pautas da reunião da Bancada Gaúcha, que foi realizada, nesta terça-feira (14.06), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante a audiência, o coordenador da Bancada, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), recebeu do reitor Marcos Fernando Ziemer cópia do Plano de Reestruturação elaborado pela Universidade. O documento é a proposta que vem sendo elaborada com orientação da Advocacia Geral da União, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Justiça Federal visando alcançar a estabilidade da instituição, que passou por grave crise financeira e deverá firmar acordos de parcelamento de dívidas com a União e credores.

Ziemer fez a explanação do Plano aos deputados e senadores, ressaltando que o envolvimento dos parlamentares é fundamental para a concretização do processo de transformação que, desde 2009, está sendo executado pela atual gestão da ULBRA. Para o reitor, a Bancada deve atuar como interlocutora entre a instituição, Governo Federal e Poder Executivo Estadual, viabilizando financiamentos e prolongamento de prazos para renegociações de dívidas.

Na audiência, conforme comunicou o deputado Pimenta, ficou definido que a Reitoria da ULBRA encaminhará para a coordenação da Bancada um documento informando em quais órgãos da União o Plano de Reestruturação necessita ser analisado. De acordo com o coordenador da Bancada Gaúcha, após isso, será definida uma comissão de parlamentares para articular as agendas em Brasília, em apoio à Universidade, uma vez que o Plano foi considerado positivo e resolutivo à situação da ULBRA. Paulo Pimenta adiantou que colocará o tema na pauta da reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que será realizada no dia 4 de julho.

Também participaram da audiência a senadora Ana Amélia (PP) e os deputados Alceu Moreira (PMDB), Danrlei de Deus (PTB), Darcísio Perondi (PMDB), Giovani Cherini (PDT), Gerônimo Goergen (PP), José Stédile (PSB), Luiz Noé (PSB), Marcon (PT), Onix Lorenzoni (DEM), Osmar Terra (PMDB), Pepe Vargas (PT), Ronaldo Nogueira (PTB), Sérgio Moraes (PTB) e Vieira da Cunha (PDT).

Também representaram a ULBRA, o vice-reitor da ULBRA Valter Kuchenbecker; o diretor jurídico da Universidade Jonas Dietrich; e o presidente da mantenedora - Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), Adilson Ratund.

Os professores da Universidade estiveram acompanhando a Reitoria na busca do apoio dos parlamentares, representados pelos diretores da Associação dos Docentes da ULBRA, Angelo Prando e Adair Busato, e pelo diretor do Sindicato dos Professores – RS, Marcos Fürh. As entidades atuam permanentemente na mobilização da sociedade para que a ULBRA recupere a sua estabilidade financeira e garanta a manutenção dos postos de trabalho de docentes, bem como funcionários técnicos e administrativos.

Na foto da Assessoria de Imprensa do Gabiente do Deputado Paulo Pimenta, Valter Kuchenbecker, Marcos Fernando Ziemer, Paulo Pimenta e Jonas Dietrich

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros