Religião III

...Negar a religião e a fé não significa ser ateu e a-religioso. É impossível para o ser humano viver sem fé. Bill Maher grava parte de seu comentário dirigindo seu carro e conversando com a câmera. Só pode dirigir, e ainda falar, porque acredita que os demais motoristas vão respeitar os sinais de trânsito. Se ele não acreditasse nisso, guiar seria extremamente penoso.
Temos fé em construções, de que não vai cair, no medicamento que compramos. Acreditamos que o avião vai permanecer no ar, que a comida na embalagem está saudável. Na crise de 2008, fomos relembrados de que até o mercado financeiro trabalha na base da confiança. Não é preciso religião para ter fé.
Por isso, documentar críticas à religião corre o risco de soar como ‘falar mal do outro’ para colocar em evidência minha própria visão de  crença e de mundo.

Até aqui, se você teve a paciência de nos acompanhar, trabalhamos com argumentos lógicos e racionais. Oportunos ou não, fica a critério de cada leitor. No entanto, a fé cristã – expressada também por meio da religião - está fundamentada em algo além da razão. As ‘loucuras’ da Palavra de Deus..

Assim, é importante reafirmar com clareza que a fé e religião cristãs baseiam-se nisso: Jesus Cristo, verdadeiro Deus e homem, é o Salvador de toda a humanidade. Todo aquele que crê, tem perdão, salvação e vida eterna. Pela fé Nele, temos uma nova vida, na qual somos 100% salvos e 100% pecadores; somos filhos de Deus, mas continuamos com o pecado, e por isso, continuamos errando, seja sozinhos ou institucionalmente. E isto vai aparecer na nossa vida pessoal, profissional, relacional e também de fé. Organizamos nossa vida religiosa de forma institucional para que esta seja uma forma apenas, variável e em construção, de vivermos este conteúdo de fé em comunidade. As religiões vão errar e acertar até o fim porque são humanas. Os cristãos precisarão continuamente da Palavra e dos Sacramentos para, em Jesus Cristo, serem perdoados e fortalecidos, procurando diminuir os erros – sem omiti-los – e procurando viver a Palavra na vida diária.

Este é o fundamento da fé Cristã. Não a religião institucionalizada em si, mas o ser religado (sentido original da palavra religião) por Jesus Cristo, o caminho, verdade e vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros