A fogueira do João

por Marcos Schmidt

No meio de fogueiras e futebol, João Batista é lembrado (e esquecido) no mês de Junho(24). Conforme a tradição, ele nasceu 6 meses antes de Jesus. Foi um cara esquisito já nos padrões daquele tempo. Ermitão do deserto, com um roupão de couro de camelo, comendo gafanhotos, vuvuzelava às pessoas: “Arrependam-se dos seus pecados porque o reino do céu está perto” (Mateus 3). Teve um final melancólico – foi preso por falar o que não devia e decapitado, com a cabeça numa bandeja. Tudo pelos caprichos de um rei que também perdeu a cabeça, mas por uma dança sensual de Salomé (Mateus 14.11).

Estranho festejar a vida deste pobre coitado vestindo-se de caipira e dançando quadrilha. Mas tem alguma coisa normal neste planeta? As contrariedades são as regras, as normalidades exceções. Por isto, seria uma vida decadente ao formato de sucesso, se Jesus não tivesse afirmado: “De todos os homens que nasceram, João Batista é o maior” (Mateus 11.11). “Ele é o cara”. Esta é a conclusão do Salvador. Com isto, João tem de volta a cabeça, a boca, a voz, a mensagem. A vida. E por quê? Porque ele preparou o caminho para passar aquele que disse: Eu sou a Vida.

Os problemas são os outdoors, as propagandas que surgem na viagem. E que convidam aos atalhos e caminhos alternativos. Algo parecido com a própria festa de São João. O objetivo dela é a reflexão. Nada contra os festejos, mas então que fosse a Festa da Fogueira, ou coisa parecida. Mas assim a gente vive o dia-a-dia. Depois, quando termina a brincadeira, vem o que é sério. E daí não adianta dançar quadrilha, ou vestir a camiseta do time.

Por isto, a fala do Salvador indica : não importa o que as pessoas falam, o que interessa é o resultado, o que a pessoa é. Algo difícil quando a gente vive de aparência e não de substância. Mas nada impossível enquanto Ele ainda está perto.


Rev. Marcos Schmidt
Comunidade Luterana “São Paulo”
Novo Hamburgo, RS
marsch@terra.com.br

Comentários

GYSA disse…
Olá! Nunca tinha percebido que a festa de São João era o João de João Batista, e porque essa caipirisse(çe) toda? É de repensar o que se pode falar ou até fazer em função do dia especial para ele... que na realidade "ninguem" sabe ou deduz quem seja...

ABraços
òtimo final de semana

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros