Respostas

A área de Educação no Brasil passou este ano por um escândalo nacional: o vazamento do conteúdo das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). O fato provocou indignação e mudança de planejamento de milhares de estudantes e famílias brasileiras. A prova precisou ser reagendada, e vai acontecer no domingo 06.12. Desta vez, supostamente, com conteúdo inviolado.

O motivo é obvio: se a prova vaza, todos já conhecem as perguntas. Assim, já podem antecipadamente saber as respostas.

“Que bom isso seria para a vida, não?”, pode ser nossa divagação. “Poder saber as respostas antes de as perguntas serem feitas”. Mas...a verdade é que, s para a prova do Enem talvez fosse bom, para o nosso futuro certamente não é.

Qual seria a motivação de continuar em frente se você já soubesse quando vem um ‘não’? Qual a explosão de alegria e empenho no projeto e execução o ‘sim’ já fosse previsível? Qual a graça de já saber tudo o que se vai responder?

Bom, mas ainda que alguém ache interessante, saber antecipadamente é absolutamente impossível. Se alguém aparecer oferecendo perguntas e respostas sobre o que vai acontecer, aproveite e pergunte também se o Papai Noel vai bem. O ser humano pode até fazer prognósticos e planejamentos. Ou antecipações genéricas (“um grande clube será campeão brasileiro”, “alguém importante fará algo importante”, “o ano que vem será cheio de altos e baixos”). Mas o que o futuro trará, somente o Pai conhece.

E que bom. Pois assim tudo está nas mãos certas. E nós, pela fé, estamos nas mãos do Professor que vai nos ensinar e orientar a cada nova prova de vida. Acertos, erros, aprendizado... tudo é válido pelo fato de que a maior prova de amor já foi dada por Jesus Cristo. Todas as nossas respostas de vida, então, têm um grande propósito: responder a este amor.

È bom que as perguntas sejam imprevisíveis. Pois vão nos levar na direção das respostas promissoras.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida

Inveja e justiça