Respostas

A área de Educação no Brasil passou este ano por um escândalo nacional: o vazamento do conteúdo das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). O fato provocou indignação e mudança de planejamento de milhares de estudantes e famílias brasileiras. A prova precisou ser reagendada, e vai acontecer no domingo 06.12. Desta vez, supostamente, com conteúdo inviolado.

O motivo é obvio: se a prova vaza, todos já conhecem as perguntas. Assim, já podem antecipadamente saber as respostas.

“Que bom isso seria para a vida, não?”, pode ser nossa divagação. “Poder saber as respostas antes de as perguntas serem feitas”. Mas...a verdade é que, s para a prova do Enem talvez fosse bom, para o nosso futuro certamente não é.

Qual seria a motivação de continuar em frente se você já soubesse quando vem um ‘não’? Qual a explosão de alegria e empenho no projeto e execução o ‘sim’ já fosse previsível? Qual a graça de já saber tudo o que se vai responder?

Bom, mas ainda que alguém ache interessante, saber antecipadamente é absolutamente impossível. Se alguém aparecer oferecendo perguntas e respostas sobre o que vai acontecer, aproveite e pergunte também se o Papai Noel vai bem. O ser humano pode até fazer prognósticos e planejamentos. Ou antecipações genéricas (“um grande clube será campeão brasileiro”, “alguém importante fará algo importante”, “o ano que vem será cheio de altos e baixos”). Mas o que o futuro trará, somente o Pai conhece.

E que bom. Pois assim tudo está nas mãos certas. E nós, pela fé, estamos nas mãos do Professor que vai nos ensinar e orientar a cada nova prova de vida. Acertos, erros, aprendizado... tudo é válido pelo fato de que a maior prova de amor já foi dada por Jesus Cristo. Todas as nossas respostas de vida, então, têm um grande propósito: responder a este amor.

È bom que as perguntas sejam imprevisíveis. Pois vão nos levar na direção das respostas promissoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros