Perfil

por Tiago Albrecht


Um ‘fake’, na linguagem do Orkut, significa um perfil falso, de alguém que, na maioria dos casos, até tem um perfil verdadeiro neste site de relacionamentos, mas que faz o ‘fake’ para poder transitar por todos os lugares sem ser identificado com o nome verdadeiro.

Algumas pessoas aproveitam ainda para usar o perfil falso para serem alguém diferente do que realmente são. Ou seja, o perfil falso serve para dar suporte a atitudes falsas. Se bem que em alguns casos talvez não seja uma personalidade diferente, mas sim a mais real das “duas caras” que ela tem...

Quantas destas atitudes ‘fake’ existem também na vida real? O chefe que prometeu aumento salarial juntamente com aquela promoção, mas não cumpriu e age como se tivesse esquecido. O marido que trai a mulher e age como se fosse o mais fiel dos homens. O político que prometeu muito, mas depois das eleições lembra de pouco. O cônjuge que mudou totalmente o caráter apos o casamento. Aquela pessoa de nossas relações que, mesmo aparentando confiança, aproveita oportunidades para a fofoca ou a mentira.

Isso quando não somos nós os ‘fakes’, sujeitos de ações e situações como estas.

Existe apenas uma pessoa que teve um perfil e atitudes absolutamente coerentes. Jesus Cristo, quando viveu entre nós, enfrentou sugestões e tentações para que se mostrasse diferente do que era. Mas não cedeu. Continuou a ser ele mesmo. Não mudou nada em seu perfil justo, coerente e amoroso.

E é com este perfil verdadeiro que o Mestre estende constantes convites para adicionar amigos, já que a capacidade não se esgota em mil pessoas. Ele quer trocar scraps(recados) diários, para nos animar e ajudar, fortalecer e encorajar, dar sugestões e confortar nossa vida. Guiados por este Perfil, também nossa vida pode ser o mais verdadeira possível, real, confiável. Inclusive quando agimos de maneira ‘fake’, tendo a humildade de reconhecer e recomeçar.

Para que as pessoas que nos conhecem de perfil, conheçam também de corpo e vida inteiros.

Texto do Teologando Tiago J. Albrecht
Seminario Concórdia, São Leopoldo, RS
Concordia Seminary – St. Louis, EUA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros