Futuro Perfeito

Quando nos referimos a um evento futuro, confirmando que ele será uma realidade, utilizamos esta forma verbal.
“Semana que vem, a esta hora, eu terei comprado a casa.”
“Daqui a um ano eu já estarei formado.”
“Até lá eu já terei atingido meu objetivo”.
“Em pouco tempo já teremos resolvido esta crise.”

Futuro perfeito do indicativo. Uma composição interessante da Língua Portuguesa. Fala de algo duvidoso expressando certeza. Ou seja, falamos com convicção, de algo que vai acontecer daqui a algum tempo. Mas, ao mesmo tempo, não sabemos se as coisas serão exatamente como estamos determinando. Uma dúvida expressa em certeza. Uma convicção que não descarta a indecisão.
Já no Brasil, o nome ficou diferente. “Futuro do Presente composto”. Parece que do lado de cá do Atlântico, não temos tanta certeza assim de que o nosso futuro será perfeito. No máximo nos arriscamos a dizer a falar em composição.

É só uma brincadeira com as palavras, mas ilustra e nos lembra de o quanto nossas certezas são frágeis sobre o que ainda está porvir. Planejamos, visualizamos, tentamos projetar. Mas a verdade é que, enquanto o tempo adentra o futuro, não temos garantia nenhuma de que tudo será tão perfeito como as nossas mãos tentam determinar.

As nossas.
Porque as Dele têm com precisão o que o futuro vai trazer e mostrar. Por isso que nossas melhores projeções de futuro perfeito, de idéias fantásticas e planos afins precisam contar com a presença de quem tem ambos: Deus tem o futuro nas mãos e a perfeição na essência.

Essência que também é composta de amor. O que nos garante segurança para abraçarmos cada nova hora, compondo nossa vida a partir da fé com equilíbrio e ousadia, com confiança e planos, admitindo o que não dá e lutando pelo que nossas mãos podem tocar. Pois com Jesus, o futuro perfeito é possível. Sempre acontece.
_Daqui a um ano ele terá conduzido nossos passos e preces.
_Na semana que vem ele terá mantido seu cuidado sobre nossa vida
_Dentro em breve já teremos compreendido onde Seus planos queriam nos levar.

Acima de tudo, sabendo que perfeito terá sido o futuro que Ele escolher nos entregar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros