atrás de uma resposta

Nunca tinha pensado desta forma, mas a frase que a leitora Fernanda compartilhou não deixa de ser verdadeira para alguns contextos: “Atrás de cada pergunta, tem sempre uma pergunta pior.”.

Pense apenas na tradicional pergunta “e aí, tudo bem?”. Quantos, por trás dela, escondem muito mais. “Será que vou conseguir ficar bem?“ “E se eu não melhorar? “Como faço para conseguir ficar bem?”

Outra pode ser “Como posso saber que Deus existe?” Talvez haja mais. “Como posso falar disso com convicção?” “Como me portar diante dos que não acreditam e até riem? ‘Se Ele existe, porque tenho a impressão de que me abandonou?”

Passando pelo cotidiano. “Por que você não me ajuda?”, que pode ser a superfície de “Você ainda se importa comigo? “Será que eu poderia ter alguma palavra sua de carinho?” “Você consegue perceber que faço isso porque me importo?”

Pior porque no nosso íntimo, muitas destas perguntas nos machucam. Então, para o exterior, mandamos como ‘batedoras” algumas menos pesadas, na esperança que alguém perceba e o diálogo se estabeleça. Mas não é fácil achar alguém assim. Ao menos olhando no sentido horizontal.

Se olharmos para cima, no entanto, encontramos Aquele que já sabe da pergunta antes das palavras. Até mesmo conhece as respostas. Mas Ele quer muito nos ver expressar, externar. A pergunta pode ser a pior possível - faça. O motivo pode ser horrível - fale. O medo da resposta pode assustar - vença.
Porque existe uma diferença entre as respostas humanas e a de Deus. Quando alguém capta nossas perguntas submersas e se aproxima, nem sempre consegue responder e ajudar. Às vezes as respostas podem até dificultar a situação. Já as respostas de Deus são sempre para o melhor. Podem não ser as que queriamos ouvir naquele momento. Mas inevitavelmente vão nos conduzir ao que de fato precisamos. E que podem também servir de estímulo para fazermos o mesmo pelo nosso próximo.
Respostas na prática.
“Eu serei contigo por onde quer que andares”
“Antes de formar os montes e de começar a criar a terra e o Universo, Ele existe.”
”No mundo você passam por aflições, mas tenham ânimo, eu venci o mundo”
“Ainda que uma mãe esqueça de seus filhos, eu jamais me esquecerei de você” *
“Com a força que Ele dá, posso enfrentar qualquer situação.”
Algumas, dentre as centenas, que são diretas, corretas e não se esgotam. Se renovam a cada manhã.

Pois atrás de uma resposta de Deus normalmente vem uma ainda melhor.


*Referências bíblicas
Josué 1.9
Salmo 90.2
João 16.33
Isaías 49.15
Filipenses 4.13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros