Expectativa e Esperança

Existe uma significativa diferença entre estas duas palavras.

A expectativa quer antecipar o resultado que nos é mais favorável. A esperança espera sabendo que vai acontecer sempre o melhor para quem vive na fé em Deus.
Ter expectativa é viver de incerteza. Ter esperança é ter certeza para o futuro.
O que acontece quando esperamos que o outro aja do jeito que pensamos? Algo diferente de quando nossa esperança trabalha para auxiliar na transformação.

A expectativa freqüentemente nos frustra, porque nem sempre alcançamos o resultado que queríamos. Assim, quando acumulamos expectativas, estamos escalando a perigosa montanha da ansiedade, de idéias e idealizações. Caso tudo não se concretize exatamente como traçamos, o tombo pode ser grande. E rápido.
Já a esperança oferece um terreno mais seguro. Pois espera pelo melhor resultado possível. Está projetada para seguir o caminho confiando no melhor de Deus para nossa vida. E pelo próximo. Às vezes não é exatamente como tinhamos pensado. Mas, frequentemente, é muito melhor do que poderiamos ter sonhado

A expectativa pode abater. A esperança, reerguer.

Falando especialmente de nossa vida, fé, futuro, sonhos, conquistas e necessidades, quando deixamos um pouco de lado nossas expectativas humanas e passamos a viver mais a esperança Divina, é aí que a frustração é mandada para mais longe e a segurança é chamada para mais perto. Porque a esperança em Jesus é sinônimo de certeza. De sabermos estar nas mãos Daquele que não vai nos decepcionar. Principalmente, porque nos conduz seguro em suas mãos. Nela, Ele abraça, direciona, nos mantém caminhando.

Uma esperança que não costuma nos deixar frustrados. Porque supera todas as nossas expectativas.

Comentários

Unknown disse…
Como não poderia deixar de ser, Brilhantes Palavras! E uma conclusão excelente!! O que mais impressiona, é que sempre “cai como uma luva”, à aqueles leitores que identificam-se, com o tema é claro!
É bem importante parar e pensar em coisas que parecem não ser eternas e são! . E em coisas que são fugazes, e equivocadamente pensando que serão para sempre!
Confuso???
Mas pra mim tem sentido!
Obrigada!
Até!
A gente se vê! (Pr.Lucas).

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros