Diferente

Você faz um pequeno favor para um amigo. Ou um bem grande. Ele agradece.
E então, vem a sua resposta:

-Não precisa agradecer. Eu sei que você faria o mesmo por mim.

Já utilizei esta frase algumas vezes, mas fiquei pensando se é a mais adequada. Pois ela pode ser dúbia. Eu sei que você faria o mesmo por mim pode trazer sem querer uma expectativa de reciprocidade na próxima oportunidade. Uma espécie de mensagem não verbal comunicando: “não esquece que eu te ajudei, hein? E vou sutilmente cobrar o mesmo mais adiante”.

Mas a verdadeira boa ação acontece quando auxiliarmos ao outro sem esperar um retorno breve, consistente e no mínimo igual. Jesus Cristo comentou, certa vez, “se vocês ajudam somente quem ajuda vocês, o que há demais nisto? Qualquer um faz o mesmo”.

O ponto aqui não é deixar de ajudar que pode nos retribuir - se não cortaríamos da lista todos os familiares, amigos, chefes, e mais uma porção de gente. Mas ir ao encontro destes e de muitos mais como um gesto espontâneo que reflete a fé que está no coração. Se não posso ou não quero ajudar, não vou fazê-lo. Mas se posso e quero ajudar, vou fazer como algo que parte de dentro sem esperar eco lá fora.

Se Deus tivesse pensado assim, não nos teria ajudado por meio de Jesus Cristo. Pois o que Ele fez, jamais poderíamos fazer o mesmo. E ele nem quer. Seu maior prazer é justamente fazer todas as coisas que nos são impossíveis de fazer, tentar e pagar de volta, retribuir.
Ele faz. Ponto. Via de mão única. Não quer nada de volta a não ser um coração agradecido e que, em fé, passa adiante a alegria de poder ajudar.

Quando não esperamos o mesmo, portanto, fazemos diferente. Então, a lista de pessoas vai crescendo.

Na mesma proporção da alegria em poder ajudar.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida

Com consideração