Por dentro


Fonte da imagem


Beatriz comentava com Juliana,

-Eu não consigo, não dá certo, todos fecham as portas para mim!
-E mesmo, não está conseguindo nada? E aquela oferta de emprego que vimos no jornal?
-Não vai dar, eu sei que vão preferir outra pessoa.
-E naquela Universidade?
-Também não vai dar, eles estão fechando as portas pra muita gente, pra mim também fecharão.
-E que tal o concurso público, que vai sair mês que vem?
-Ih, pior ainda. É feito pra gente rodar mesmo, não tenho chance!
Depois de algum tempo, a amiga então disse:
-Beatriz, não são as pessoas e empresas que estão fechando as portas pra você. Você mesma as está fechando por dentro.

Se o medo pode paralisar, a desesperança consegue ser pior. Faz sentar no chão e desistir de caminhar. Quem quer olha o jardim de dentro de casa, se não abrir a porta... tudo que conseguirá ver é uma porta fechada.

Quando a esperança não mora dentro, também não pode ser encontrada fora. É dentro que Deus faz nascer, pela fé em Jesus, a confiança para seguir em frente. Para fazermos valer aquele ditado de que ‘coragem não é a ausência do medo, mas sim, a capacidade de avançar apesar dele’. Muitas das portas pelas quais precisamos passar abrem pelo lado de dentro. Enquanto entregarmos adiante o molho de chaves, há poucas chances de conseguirmos sequer uma fresta.
E, se mesmo girando a chave, alguém mais à frente fechar o acesso, continuamos na certeza de que é Deus que, no fim, domina todas as entradas e saídas. Não há porta que Ele não conheça. E não há passagem que escape do seu olhar.

Quando nossa porta interior permanece aberta para a ação de Deus, muitas portas exteriores deixam de ser grandes obstáculos. Várias delas se abrem. E as que insistem em manter-se fechadas, servem apenas para nos estimular a lutar. Se uma se fechou aqui, Ele sabe quais as que ainda vão nos favorecer. Especialmente a última e definitiva, com acesso para a vida que não tem mais fim. Esperança que nos faz olhar em frente, e que jamais nos deixa parar de caminhar.

Basta não fechar a porta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros