Significado


Deve ser falta de percepção minha, concordo. Mas, nos últimos 25 anos da minha vida, nunca consegui ver sentido em um logotipo: o do Banco do Brasil. Ficava pensando, “mas que raios quer dizer isso?” Aquelas coisas entrelaçadas, aqueles traços aparentemente sem sentido... Por fim, cansado de tentar imaginar, a alternativa foi “bom, deve ter sido só uma ‘viajada’ publicitária do criador”.
Uma viajada de uns 200 anos, por sinal.

Hoje, finalmente, vi a explicação. Aguardando atendimento na agência, o painel eletrônico didaticamente desvendou o segredo bicentenário. Primeiro, na animação, aparecerem dois Bs maiúsculos. Então, eles ficam minúsculos e, depois, estilizados. Em seguida, os dois se entrelaçam, a haste de um ficando na direção sudoeste e a outra, nordeste. Pronto. O logo, afinal, se desvendava diante dos meus olhos. Passava a ter uma explicação e fazer sentido para mim.

Para muitos, as barras entrelaçadas da cruz de Cristo também não fazem sentido. Mesmo que o vejam desde que se conhecem por gente. Bem, na verdade, ninguém nós veria o sentido real deste logo se não houvesse a explicação clara e didática de sua origem e motivo.

Na narrativa da paixão, que relembramos nessa semana santa, encontramos o que aquelas barras, uma no sentido norte-sul, e outra leste-oeste, querem dizer. Elas são o símbolo, a figura, o logotipo do amor de Deus em todas as direções. Tudo resumido em duas hastes, que fazem todo o sentido para quem, absorvendo esta clara explicação, aceita em fé seu sentido e valor para a vida diária.

Este símbolo é a representação da obra-prima do amor de Cristo pela humanidade. Através dele, Deus abre nossa conta na qual deposita valores que não têm preço, e que sustentam toda uma vida. E não se trata de ‘viajada’ do Criador. É uma explicação clara e objetiva, que faz a cruz deixar de ser apenas símbolo para passar a fazer sentido e trazer animação para a vida de cada um de nós.

Há mais de 2000 anos, por sinal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros