no lugar certo

Fonte da imagem

Gasolina é algo bom ou ruim para um carro?

A resposta mais óbvia perece ser ‘sim’, já que é o combustível que o move. Mas acredito que o mais razoável seria dizer ‘depende’.
Porque gasolina dentro do carro, no motor, obtém um tipo de resultado. Ao entrar em combustão, gera a energia necessária para que ele possa se mover à velocidade pretendida. Gera a força necessária para entrar em ação.
Mas e gasolina por fora do carro? Neste caso, os resultados são péssimos. E, se entrar em combustão, então... só uma coisa pode resolver. Comprar outro.

As coisas precisam estar no lugar certo para produzir o resultado adequado.

Com a fé acontece a mesma coisa. Quando ela é algo meramente externo, traz mais prejuízo do lucro. Pois a pessoa vai viver apenas de aparência. Ou sendo completamente fria, mas dizendo que acredita; ou tentando demonstrar uma espiritualidade tão exagerada que acaba deixando em dúvida quem contempla a cena se aquilo é espiritualidade ou se não parece mais um show pessoal.
Já escreveu Martinho Lutero, há quase 500 anos: “Tudo que é muito espiritual, é também carnal”.

Fé dentro do coração é que produz o resultado certo, Primeiro, porque é reconhecida como presente de Deus. Segundo, porque ali é o lugar certo de ela entrar em combustão’, fazendo com que o motor da alma entre em ação, movimentando-se na direção de Deus e também do próximo. E, terceiro, porque, estando ali, é sinal de que é sincera, verdadeira, e não tem necessidade de ‘espetáculos de espiritualidade’. No momento oportuno vai se expressar em palavras. Mas também em outros, é no silêncio e no simples agir que vai demonstrar sua validade, certeza e segurança.

Quando a fé, a gasolina da alma, está no lugar certo, podemos ficar tranqüilos. Sempre que entrar em combustão, vai gerar força para o nosso motor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros