Cabe em qualquer lugar

Certa vez dois homens foram ao templo para orar. Um deles era um conhecido líder religoso. O outro, tinha a fama de não andar em boas companhias. O religioso foi até perto do altar, enquanto que o ‘pecador’ sentou-se no último banco.

Lá na frente, o mestre ficou em pé e fez sua oração: “Ó Deus, graças te dou porque não sou avarento, nem, desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Eu venho à Igreja toda semana. Ajudo os pobres.Agradeço porque porque não sou do tipo de gente como este rapaz sentado lá no fundo. E, ainda, eu pago o dízimo religiosamente e jejuo sempre que posso.”

O ‘pecador’, lá no fundo da igreja, não tinha coragem nem de levantar os olhos. Apenas chorava. E, em sua oração, consegui dizer apenas uma frase: “Deus, tem piedade de mim, pois sei que sou imperfeito!”

Qual dos dois voltou para casa em paz com Deus?

Talvez nosso mundo que gosta de julgar pela aparência, ou por falsos moralismos, diria que foi o primeiro. Mas
Jesus, que foi quem contou esta parábola, disse que foi o segundo. O motivo: “Quem se engrandece, será humilhado. E quem se humilha, será engrandecido”. A história é sobre uma das virtudes mais desejadas, mas nem sempre tão cultivadas: humildade. Além de demonstrar que não há ser humano que tenha condições de fazer uma oração como a do mestre religoso, Jesus Cristo enfatiza o valor de ser humilde. E olha que Ele tinha todos os motivos do mundo para proclamar sua perfeição. No entanto, praticou a humildade. Temos aí um bom motivo para seguir o exemplo.

E não se trata de tentar depreciar o ser humano, dizer que não temos nada de bom. Trata-se apenas de reconhecer de que tudo o que temos de bom - e temos muito! – recebemos das mãos de Deus. Nosso papel, portanto, não é nos julgarmos superiores, mas vivermos como alegres recebedores das inúmeras oportunidades e bênçãos que Deus nos dá. Reconhecermos quando erramos. Agradecermos quando acertamos. E, em tudo, cultivar o princípio que se ajusta a qualquer situação: humildade. Qualquer mesmo.

Pois, como diz a frase, a humildade é a única coisa que cabe em qualquer lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros