Elogio

Como lidar com um elogio?
Se não falamos nada, podemos ser indiferentes.
Se falamos muito, podemos ser arrogantes.

Não sei se existe uma fórmula, mas o que aprendi ao longo dos anos é que uma palavra pode resolver bem a questão: ‘Obrigado!’

Pra que a historia de dizer, 'mas eu nem preparei direito', 'nem foi tão bom assim', 'eu peguei essa roupa emprestada' ? Se o outro está elogiando é porque gostou. E quer comentar.

Será que é necessário, 'mas tudo isso foi Deus quem deu, toda glória, honra e louvor a Ele o eterno Criador do que é visível e do invisível e.."?Não que o crédito não seja Dele. Mas talvez não seja hora de um sermão, apenas de ser irmão. A pessoa sabe que foi Deus quem deu. O ponto neste momento é que ela quer elogiar a sua habilidade em fazer bom uso do talento colocado por Ele em suas mãos.

Ainda, não creio que precise um longo discurso de como você foi praticamente um Hércules moderno, realizando esta grande tarefa, com muito esforço e vontade, e determinação e garra...e... Se alguém está elogiando, é porque provavelmente percebeu tudo isso. Quem não percebe, geralmente nem elogia. Ou vai que é alguém elogiando só por elogiar, por puxa-saquismo ou por necessidade de afirmação, o que não é tão incomum. Você ali, se achando, e o outro, na verdade, se lixando.

Viu? Complicado achar uma fórmula ideal, não? Por isso, nada como um simples e eficaz 'obrigado'. Diz pouco, mas diz tudo. Resume a gratidão pelo reconhecimento. Manifesta a modéstia pela concisão. É a retribuição do elogiado ao elogiante por sua percepção, apreciação e manifestação. Não nos diminuímos diante de nossos dons, nem nos envaidecemos considerando nossa limitação.

É o que podemos dizer a Deus sempre, todos os dias. Até podemos listar, enumerar, contar. Devemos até. Mas se nosso dia tiver ao menos um 'obrigado' sincero pelo elogio de sermos chamados por Ele de 'filhos', já estará completo.

Diz uma frase, "Elogios são como flores, servem para cheirar, não para comer".
Dizer obrigado, portanto, é o melhor vaso para o agradável perfume de um elogio sincero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros