o fácil difícil

Há quem não consiga enxergar além da superfície e julga o que vê apenas pelo que consegue perceber. Isso acontece muito, por exemplo, com jogadores de futebol ("ganham muito pra jogar 90 minutos"), atores ("ganham um monte só pra fazer o que iodo mundo quer, aparecer"), músicos ("ganham dinheiro pra fazer o que eu faria de graça"). Até pastores e padres ("ganham salário pra rezar uns cultos, batizar, casar e enterrar").

“Olha só como é fácil o que eles fazem; me paga o salário deles que eu faço também.”

Mas não é assim. Garanto que não. E uma regra bem simples ajuda a entender o grau de investimento, dificuldade e qualidade do que estamos vendo: quanto mais fácil parece ser, mais difícil é.
Mais investimento houve. Mais dedicação foi empregada. Mais vezes se abriu mão de prazeres do momento para gastar horas em aperfeiçoamento. O que conseguimos ver é a ponta de um iceberg que tem uma base maior do que imaginamos.

Às vezes penso que é por isso que muitos não recebem bem a mensagem bíblica. É tudo muito fácil, basta ter fé, que temos perdão, vida, amor, esperança paz. Só que para ficar tão fácil, o trabalho foi difícil para Jesus. Sacrifício, humilhação, dor, morte.

Funciona como um elevador. Facilmente chegamos ao andar que queremos, é só entrar e apertar o botão. Mas para ficar tão fácil, alguém fez a parte difícil. Entendemos isso notando o que envolve a construção e manutenção de um.

Você pode ilustrar isso com você mesmo. O que sente quando alguém acha que você tem uma vida 'boa, fácil', só porque costuma sorrir e enfrentar tudo com otimismo? A parte difícil de sua luta diária, ninguém vê...

Mas não tem problema. A vida é assim mesmo. O importante é, sabendo como as coisas funcionam, aprendermos a não emitirmos julgamentos precipitados. Não digo que não exista gente que procurar levar tudo na flauta, vida fácil. Até tem. Mas quanto mais fácil acharmos que alguma coisa é - atenção. Provavelmente é muito mais difícil do que conseguimos enxergar. Basta tomar a nossa própria vida como exemplo.

Por isso, conte sempre com o auxílio Divino para as difíceis lutas diárias. É fácil, ao alcance da fé. Como a parte difícil Ele já fez, este é o único caso em que a regra não se aplica: estar com Deus, quanto mais fácil parece, mais fácil é mesmo.
2 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só os loucos sabem

Tempo de uma vida