Arte

"É muita criatividade para pouca arte"

Um amigo definiu dessa maneira algumas obras de arte abstratas da exposição que visitou. Nesta frase resumiu sua insatisfação em notar algum excesso de criatividade diante de pouca técnica - que é pressuposto da arte.

Gostei.
Agora porque alguém espirrou alguns mililitros de tinta em um pedaço de madeira, necessariamente quer dizer que é arte? Não necessariamente. Pode ser criatividade. Mas arte pressupõe conhecimento e técnica. E as três nem sempre aparecem juntas.

Às vezes leio, vejo ou ouço algo parecido no assunto 'viver a vida'. Para enfrentar um mundo em constante mudança, 'seja criativo'. Para se destacar, 'seja criativo'. Para conseguir melhorar seus relacionamentos, 'seja criativo'.

Hum..., talvez isso seja pouco. Viver, como fazer arte, também exige conhecimento. E técnica. E domínio do que se faz. Já dizia a propaganda, 'potência não é nada sem controle'. A potência da criatividade é muito pouco sem o controle da técnica e do conhecimento.

"Mas pode funcionar só na base da criatividade", alguém poderá dizer. Pode.
E pode não.
A vida, eu tenho quase certeza que não.
Experimente lidar com seus relacionamentos, problemas, brigas, prazos e compromissos só na base da criatividade. Talvez você consiga um comercial muito criativo de um tênis que está sempre furado.

Sobre conhecimento, o melhor que conheço é o do Rei da criatividade, o próprio Criador. Através da Sua Palavra, conhecemos quem Deus é, e quem nós somos, por meio da fé. A vida na sua forma mais clara e proveitosa. Conhecimento para toda a vida.
Sobre técnica, idem, a fé ativa no amor. O que é mais importante em nossa vida precisa de investimento, atenção e cuidados constantes. Amor. E, nisso, com a força que Ele dá, vamos desenvolvendo nossa técnica, nosso jeito de lidar com as coisas. O que muitos chamam de experiência.

Dá trabalho? É difícil? É. Em alguns casos, muito. Mas afinal, estamos falando da nossa vida. Aquela que vamos viver até o fim. Se até com um carro, eletrodoméstico ou o sofá da sala temos cuidado, porque não investir neste bem tão precioso?

Com conhecimento e técnica, ser criativo é diferencial. Criatividade, apoiada nestas duas irmãs, forma uma família e tanto. E nos leva longe.
Você pode não ser achar criativo, mas tenho certeza que, de alguma maneira e para alguma(s) coisa(s), Deus te deu este dom. Use-o apoiado no conhecimento que vem da fé, e na técnica de vivê-la. Do seu jeito, com o seu estilo, você vai viver uma baita e bela obra de arte.

Taí. Uma boa definição para a ‘arte de viver’.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros