Tempo

Fonte da imagem


Após participar do início da reunião de Reitoria, hoje, pude conversar um pouco com a Ana Becker, e um dos temas que predominou foi tempo. Como administrá-lo bem em relação a si mesmo, à família, a buscar o que se deseja.

Naquele momento recordei de algo que aprendi de Stephen Covey, e que serve de paradigma para a minha vida. "O segredo não é administrar o tempo, é administrar a pessoa". Nada mais verdadeiro. Na verdade, quando reclamamos de falta dele, o que pode estar faltando na verdade é administrar melhor a nós mesmos diante do tempo.

É só pensar em exemplos.
Para os amigos, costumamos não ter muito tempo. Para os inimigos, ás vezes sobra, em horas de raiva, angústia, rancor. Para ler é difícil arrumar hora, mas passar ao menos uma hora na frente da TV, computador ou telefone, não. Tempo para conversar falta, tempo para reclamar sobra. Tempo pra se divertir, pouco. Tempo para se matar de trabalhar, muito . Tempo para fazer exercício três vezes por semana, escasso. Tempo para gastar tempo com nada, não raro.

Administrar nosso tempo não é difícil. Complicado é lidar com nossa preguiça, ansiedade, falta de vontade. Nosso não agir no que é importante, mesmo que não urgente, para nos debatermos com o urgente, que nem sempre é importante.(outra lição de Covey).

Mas principalmente, falta de nos perguntarmos sobre o principal. De questionarmos volta e meia se estamos na estrada certa mesmo, se estamos fazendo aquilo que queremos fazer. Porque na estrada errada, tudo o que conseguimos ao acelerar é chegar mais rapidamente ao lugar errado.

E o que aprendi de outro cara, Jesus Cristo, através do sábio Salomão, é de que “há tempo pra tudo debaixo do sol”. Tudo mesmo. Ao menos tudo que é importante. Se Ele está dizendo isso, portanto, chega-se à conclusão de que é uma sábia decisão administrativa entregar nosso ser na mão do maior Administrador de seres humanos que existe. Pois Ele sabe indicar o que realmente importa na vida.

A partir daí, administrar a pessoa passa a ser menos complicado. É uma questão de aproveitar bem o nosso tempo e deixar que o tempo Dele tome conta do resto.deixar que o Temop dele tome conta do resto.

Comentários

larissa disse…
nossa amei!! muito original!! parabéns!!

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros