Integridade

Ninguém esperava que ele fizesse isso. Já estava com a equipe há bastante tempo e parecia fiel a ela. Fizeram muita coisa juntos. Uniram-se pra várias parcerias. Recebeu espaço para exercer seu talento, tinha seu espaço, tinha funções até no "financeiro", também necessário para a sobrevivência.

De repente, praticamente na calada da noite, estava do outro lado. Vendeu-se, a peso de prata. Juntou-se a quem antes criticava. Mas não ficou contente só com isso. Voltou-se para tentar destruir o lado de onde veio. Atacou o líder e tentou dispersar o grupo dele. Quem sabe não ofereceu dinheiro e vantagens para alguns? Não sabemos. Mas conseguiu seu intento. Desmanchou a equipe.

Só que por pouco tempo. Não durou, eu diria, nem um mês. Após um período de (aparente) baixa, o Líder, voltou triunfante. Em 40 dias, conseguiu fazer com que sua equipe "juntasse os pedaços" e voltasse à ativa, com força total. Quer dizer, maior. Sob a inspiração do Mestre, passaram a comunicar-se de uma maneira nunca antes vista. E fizeram daquele o grupo de maior impacto na história mundial.

Este é um resumo da história de traição de Judas, o momento difícil de Jesus e seus discípulos e a Sua vitória triunfal, que lembramos nesta Semana Santa. E também o posterior crescimento espantoso daquele grupo que não era uma empresa de comunicação, mas se conectou a seus ouvintes de tal forma que nunca se viu nada igual. Uma rede que funciona em todo o mundo.

Mudanças de lado assim, acontecem toda hora, querendo ou não. É o ser humano e suas contradições, que não nos surpreendem, mas podem nos abater.

A história da Semana Santa, especialmente da Páscoa, nos lembra também que não importa o quanto pareça que vender-se dá certo. É Ele que sempre está com as rédeas, as cartas do jogo, as placas do caminho. É Ele quem nos aponta o sucesso verdadeiro - a paz de consciência, construir com integridade. Respeito e consideração.

Quanto a Judas? Todos sabemos como ele acabou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros