fundamentalmente

"Um novo templo high-tech ao fundamentalismo cristão deve abrir no meio dos Estados Unidos em maio, com o objetivo de dar a maior resposta à teoria evolucionista de Charles Darwin..."

Este é começo de uma matéria da BBC Brasil reproduzida pelo portal Terra sobre o Museu da Criação. Trata-se de um local nos EUA onde o início do mundo será explicado e retratado conforme o livro bíblico de Gênesis.

Meu comentário pessoal sobre ela é que chega a ser nojento como o colega jornalista Mathew Wells utiliza o termo 'fundamentalista' logo de início, para rotular rapidamente o projeto como algo de gente fanática, passional e com conhecimento limitado - não é neste tipo de contexto que este termo é usado hoje?

É sim. E mostra que temos aqui, fundamentalmente, exposto o preconceito de um profissional da imprensa. Falou em Bíblia, é fundamentalista, é subjetivo, compromete a verdade.

Tudo bem que alguém não aceite, como vai mostrar o empreendimento, que a Terra foi criada em 6 dias e que sua idade é inferior a 10.000 anos. Tudo bem. Mas respeitar não custa nada. Até porque a opinião científica sobre o surgimento do Universo também merece isso, respeito, mas tem a mesma fundamentação que a Bìblia pode ter - acreditar na teoria.
Por pelo menos dois motivos:
_Ninguém consegue repetir o início para provar a hipótes, ou seja, permanece com tal.
_E segundo, porque é característica fundamental da ciência afirmar que a verdade nunca está fechada. A própria existência de Deus, que muitos dizem ser negada pela ciência, na verdade ficaria melhor dito desta forma: "ainda não foi provada". Em ciência, o que hoje é certo, amanhã pode já ter mudado. Quem não admite isto está longe do fundamento científico verdadeiro.

Diferente da Bíblia, que é fundamentalmente a mesma que sempre foi. E não tenha dúvida de que vai continuar. Quando se trata de fundamento, o melhor é consultar logo Quem lançou o primeiro e deu origem a tudo.

Comentários

Luciana disse…
eu já tinha lido esta notícia no site da BBC

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/12/061212_museucristao_ir.shtml

pode clicar q não tem vírus
Anônimo disse…
Muito bem colocado, pst Lucas.
Em muitos assuntos este fundamentalismo (mascarado de 'respeito à') ocorre, expondo o preconceito de um profissional... que se julga livre de preconceito ou fundamentalismos, mas não se dá conta da máscara que lhe esconde...
Um forte abraço.
Jonas Naor Glienke

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros