Tenha sal


Sódio e Cloro são as duas substâncias químicas que formam o sal de cozinha. Você os conhece?

O Sódio é um elemento químico extremamente ativo, encontrado naturalmente somente de forma combinada; sempre liga-se a outro. O Cloro, por outro lado, é o gás venenoso que, por exemplo, dá ao alvejante seu odor ofensivo. Sozinhos, parecem não ter muita utilidade na vida. Podem até ser prejudiciais.
Mas quando o sódio e o cloro são combinados, o resultado é o cloreto de sódio – sal de mesa comum - a substância que usamos para temperar a comida, ressaltando seu sabor. Sal de menos deixa a comida insossa. Sal demais, imprestável.

Você conhece o aleteto de agape? Com esse nome, acho que não, pois eu o inventei agora. Aleteia, em grego, significa verdade. Ágape, amor.

Verdade e Amor são duas sustâncias fundamentais para uma vida equilibrada. Só que precisam ser combinadas. Quando a vida tem muito amor, mas às custas da verdade, pode ficar insossa, ilusória. Quando a vida tem muita verdade, com pouco amor, pode tornar-se ofensiva, até mesmo venenosa.

A combinação dos dois gera um bom tempero e proporciona um gosto de vida melhor. Jesus certa vez falou "tenham sal em vocês mesmos" *. Ele pode não ter dado uma fórmula química, mas certamente deu uma ótima combinação para não tolerarmos o que não pode permanecer errado, e praticar a tolerância com o que precisa de mais tempo. Sal no ponto.


Fácil não é - como salgar comida, também. O que não nos impede de tentar sempre. Porque você sente logo: comida bem temperada e vida com amor e verdade têm bem outro sabor.


Fonte da imagem

*Evangelho de Marcos, 9.50.

Comentários

Anônimo disse…
Com certeza!!
À propósito, esses dias salguei demais a carne... sem condições de comer. Almocei arroz e batata frita!

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros