Mestre

Esta chamada de capa do UOL hoje, falando sobre Kung-fu-tzu, ou Confúcio (versão latina do nome dele em chinês), comenta algumas virtudes deste pensador e humanista chinês que viveu cerca de 500 anos antes de Cristo. Entre outros destaques, aparece um velho conhecido, o de que ele disse determinadas coisas antes mesmo de Jesus, como "não faça aos outros o que não queres que façam a ti".
Este também:
"A virtude está em amar todos os homens, sem exceção”, dizia. É bom lembrar que ele proferiu essa frase 500 anos antes do nascimento de Cristo, autor do “Amai-vos uns aos outros"

Sem desmerecer a vida e obra dele, que foi importante para muita gente, registre-se a falha da matéria em notar que "amar ao próximo" já está escrito no Antigo Testamento, bem antes de Confúcio.
Além disso, o amor que Jesus pregou é realmente um novo mandamento, como ele chamou; Confúcio pregou o amor. Jesus viveu o amor e por amor. E também deu sua propria vida movido por ele. E isso é uma diferença fundamental: Jesus não apenas pregou regras para viver melhor. Ele dá novo sentido e esperança ao próprio viver. É este amor que move aqueles que são cristãos.

Além disso, como diz o autor do texto, Confúcio, se ouvisse determinadas coisas de hoje, "estaria se revirando no túmulo..." Quanto a Jesus, já está fora dele há muito tempo.

Comentários

Anônimo disse…
Sim, PLucas. Jesus já estava fora do túmulo muito antes do Confúcio (ou Confuso?...hehehe) nascer, inclusive!
Anônimo disse…
Ei, PLucas, o dia 20 de Junho te diz alguma coisa?...hehehe
Anônimo disse…
Sim, Pedro, me diz várias!...hehe
Já são 14 anos que a Dje e eu temos os mesmos interesses...
Anônimo disse…
Falou...14 anos daquela armação das meninas de Campo Bom...hehehe

Postagens mais visitadas deste blog

Nos trilhos

O Carpinteiro e os jardineiros